Administração, perguntado por shayyliimaa, 1 ano atrás

Dentro de qualquer processo produtivo é necessário antecipar possíveis variações no mercado e de suas demandas. Baseado nas situações que variam e métodos engessados não possuem flexibilidade para essas oscilações, impactando diretamente nos resultados das organizações, surge ateoria contingencial, que vem do termo contingência, ou seja, incerteza. As informações ilustram uma situação frequente no processo qualitativo de qualquer empresa, pois os valores abstratos de qualidade variam de acordo com diversas óticas, e métodos fixos não possibilitam adequações.

STRUET, M. A. M.; ALBUQUERQUE, R. A. L. Conceitos da Administração e Ética Empresarial. Maringá: Unicesumar, 2018.

Considerando o texto e os estudos sobre a teoria contingencial, avalie as afirmações a seguir:

I. A teoria da contingência foi criada como contradição a teoria dos sistemas.
II. Chegando à conclusão geral de que os resultados eram diferentes porque as situações eram diferentes.
III. Vai a um estágio posterior no relacionamento com o ambiente e outras variáveis para estruturas específicas de organização.
IV. Apesar das organizações utilizarem métodos eficientes, em certas situações, não conseguiam obter os mesmos resultados quando da utilização em outras situações.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas.

Alternativa 3:
III e IV, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por alessandramach
28

A resposta correta da questão é a 4: II, III e IV, apenas.

A Teoria da Contingência tem, como principal princípio, de que tudo é relativo nas organizações e também na teoria administrativa.

Tudo depende do momento e do resultado que se é alcançado.

Existe uma relação funcional entre o ambiente e as técnicas administrativas que forem utilizadas.

Logo, conclui-se que os resultados eram diferentes porque as situações eram diferentes.

Vai uma estágio posterior no relacionamento com o ambiente e outras variáveis para estruturas específicas de organização.

Métodos eficientes, utilizados pelas organizações, não são garantia de alcance de resultados, pois sempre dependerá da situação.

Espero ter ajudado!

Respondido por leandrobodner
10

II, III e IV, apenas.

Em suas pesquisas eles perceberam que, apesar das organizações utilizarem métodos eficientes, em certas situações, não conseguiam obter os mesmos resultados quando da utilização em outras situações, chegando à conclusão geral de que os resultados eram diferentes porque as situações eram diferentes. Ferreira (2002, p. 101) complementa que, por este motivo, esta teoria tem o nome de “contingencial, ou seja, baseada no conceito da incerteza de que algo pode ou não ocorrer”. Silva (2008, p. 333) define, assim, que “a teoria da contingência estabelece que situações diferentes exigem práticas diferentes, apregoando o uso das teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas separadamente ou combinadas para resolver problemas das organizações”. Com esta definição, fica claro que a teoria da contingência é um desenvolvimento da teoria de sistemas e, nas palavras de Silva (2008, p. 332), “vai a um estágio posterior no relacionamento com o ambiente e outras variáveis para estruturas específicas de organização”.

Perguntas interessantes