Ed. Física, perguntado por anavitoria167, 1 ano atrás

dentro da educação física o que temos no campo de valores e atitudes que possa nos ensinar a respeitar o próximo?

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoreisoffoynrcs
2
radicionalmente, é creditada à disciplina de Educação Física, tanto no interior da escola como fora dela, a tarefa de desenvolver nos alunos competências de naturezas similares às originadas em afirmações clássicas como: “através dos jogos e esportes, o aluno aprenderá a respeitar regras e a ser disciplinado”; “o aluno, por intermédio do esporte, deverá saber lidar com a vitória e com a derrota”; “os jogos e os esportes contribuirão para os alunos respeitarem as diferenças entre as pessoas”; e outras. Há verdades e exageros nas afirmações. Mas abemos que os mesmos esportes/jogos que podem ser indutores de posturas solidárias e de atitudes civilizadas também podem levar a processos severos de exclusão, de agressão e, principalmente, de preconceitos de diversas ordens – gênero, orientação sexual, etnia, opção religiosa, habilidade intelecto-motora, etc. Isso é percebido nos ambientes em que se realiza o esporte de alto rendimento ou de alto nível e, igualmente, no cotidiano de nossas escolas, seja nas aulas de Educação Física, seja nos eventos esportivos.

A soberania do vitorioso sobre o derrotado; a escolha dos mais habilitados para compor as equipes; a supervalorização do alto rendimento em detrimento do lúdico; e a rigidez de regras impostas, que inibem a construção coletiva, formam um conjunto de fatores que caracteriza o esporte, mas dificulta sua utilização como ferramenta pedagógica para trabalharmos temas importantes, entre os quais inclusão, tolerância, respeito às diferenças e solidariedade.

Outras práticas corporais, como as lutas, as diferentes modalidades de ginástica e as danças, também podem contribuir tanto para a inclusão quanto para a exclusão de crianças, adolescentes e jovens, por não se enquadrarem em um perfil de bons executores em atividades escolares – nas aulas de Educação Física, em festivais culturais, em mostras, etc.

Muitas vezes, mesmo sem querer excluir, os próprios professores expõem os alunos a grandes frustrações, como acontece em apresentações de dança, nas quais selecionam os mais talentosos de suas turmas, e na própria organização coreográfica, quando os menos habilidosos ficam atrás, no fundo do palco. Diante desses exemplos, a escola e, em particular, a disciplina de Educação Física podem constituir-se em espaços em que a prática de esportes, jogos, danças, ginásticas e lutas seja uma forte aliada na construção de novos conhecimentos para os alunos e, principalmente, na consolidação de valores essenciais que fomentem relações humanas mais fraternas e respeitosas.


Perguntas interessantes