Dentre os principais epistemólogos contemporâneos, pode-se dizer que Gaston Bachelard (1996) contribuiu e muito para o desenvolvimento acerca da produção do conhecimento científico, apontando direcionamentos e caminhos para a compreensão de que, na ciência, rompe-se com modelos científicos anteriormente aceitos como explicações para determinados fenômenos da natureza. Neste contexto, para o autor, existem três grandes períodos ou momentos de desenvolvimento do conhecimento científico categorizados como estado pré-científico, estado científico e novo espírito científico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
É correto o que se afirma em: I, II, III e IV.
Explicação:
I. O estado pré-científico, compreende tanto a antiguidade clássica quanto os séculos de renascimento e de novas buscas, como os séculos XVI, XVII e até XVIII. Página 21.
II. O estado científico historicamente tem seu início no fim do século XVIII, estendendo-se por todo o século XIX e início do século XX. Página 21.
III. O novo espírito científico, foi marcado pelo momento em que a teoria da Relatividade de Einstein deforma conceitos antecessores ou primordiais que eram tidos como fixados para sempre e imutáveis. Página 21.
IV. O pré-científico destaca-se pelo momento marcado pela construção racional e empírica do conhecimento científico com base em sucessivas observações, descrições técnicas de fenômenos da natureza e a superação das explicações míticas. Página 21.
V. O estado científico tem seu início a partir do século XXI marcado pelo momento em que predomina-se a variedade dos métodos científicos para a compreensão da Natureza. Falso.
Resposta:
I, II, III, IV
Explicação: Segundo o livro página 21