Dentre os movimentos que contestavam o imperialismo português no Brasil, podemos destacar a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Apesar dos dois movimentos terem como base as ideologias do Iluminismo, também tiveram grandes diferenças entre si. Comparando esses dois movimentos, é CORRETO afirmar que
A) Minas Gerais e Bahia se comunicavam ativamente para que seus movimentos ocorressem. Tanto é verdade que Tiradentes se tornou herói nacional por lutar nas duas revoltas
B) Tanto a Conjuração Baiana quanto a Inconfidência Mineira foram movimentos burgueses, com a participação popular quase nula e apenas os mais pobres foram condenados: João de Deus Nascimento, na Bahia, e Tiradentes, em Minas Gerais.
C) Diferente da Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana tinha como proposta o fim da escravidão e um levante armado imediato.
D) Um dos grandes motivos para que as revoltas ocorressem foi a Independência dos Estados Unidos. Os revoltosos da Bahia e de Minas Gerais foram em comitiva para o país recém independente conseguir apoio para suas revoltas.
E) Os dois movimentos foram sumariamente reprimidos. Os dois líderes, João de Deus Nascimento e Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foram enforcados juntos, lado a lado, no Rio de Janeiro para servirem de exemplos
Soluções para a tarefa
Explicação:
correto afirmar que é a C)
Letra C: ao analisarmos os movimentos que contestavam o imperialismo português no Brasil, temos como diferenças o fato de que a Conjuração Baiana tinha como proposta o fim da escravidão e um levante armado imediato.
A Inconfidência Mineira teve como resultado direto a vitória da coroa sobre os inconfidentes, levando Tiradentes a ser executado em praça pública. Entretanto, a inconfidência foi um importante movimento inspirado nos ideais iluministas que acabou servindo de base para outros.
A Conjuração Baiana é também conhecida como a Revolta dos Alfaiates, já que uma quantidade considerável desses profissionais tomaram partido dos conjurados e participaram do conflito. Entre as suas causas, as principais foram os altos preços dos alimentos e dos produtos, além de haver a escassez de certos tipos de alimentos.