Dentre os motivos que levaram a França a iniciar tardiamente sua expansão marítima e comercial, podemos destacar
Soluções para a tarefa
Podemos destacar a dificuldade em consolidar o Estado-Nacional (ou seja, unificar as diversas províncias, que detinham grande autonomia política, sob uma única ordem política) como a principal causa da expansão marítima e comercial tardia da França.
No Século XVII, quando já eram Estados-Nacionais a Espanha, Portugal, Inglaterra e os Países-Baixos, a França ainda estava lutando com nobres locais para unificar o país, o que impossibilitava investimentos adequados na expansão marítima.
França e Inglaterra tiveram disputas internas e externas que as levaram a demorar mais que os espanhóis e os portugueses no processo de colonização. A Guerra dos Cem Anos, travada entre França e Inglaterra, causou um grande problema econômico para os dois reinos, fazendo com que precisassem solucionar as questões internas para somente depois saírem em busca de novos territórios. Além disso, a Inglaterra sofreu com a Guerra das Duas Rosas, levando a uma grande instabilidade política até a tomada de poder pela Dinastia Tudor.