Dentre os epistemólogos contemporâneos, Gaston Bachelard (1884- 1962) contribuiu de forma significativa com reflexões voltadas à produção do conhecimento científico, apontando caminhos para a compreensão de que, na ciência, rompe-se com modelos científicos anteriormente aceitos como explicações para determinados fenômenos da natureza. Para esse autor existem três grandes períodos do desenvolvimento do conhecimento científico, são eles: estado pré-científico, estado científico e o novo espírito científico. I. O pensamento pré-científico atua como um período marcado pela construção racional e empírica do conhecimento científico com base em sucessivas observações empíricas e descrições técnicas de fenômenos da natureza e representa a busca da superação das explicações míticas. PORQUE II. O método científico, produz um conhecimento científico a respeito de um determinado fenômeno da natureza resultado de procedimentos experimentais, levantamento, teste de hipóteses, axiomatização e síntese em leis ou teorias. . A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
você pode verificar no livro págs 21 a 24
Sobre os períodos de construção do pensamento científico, a alternativa correta é: As alternativas estão corretas, e a II representa uma justificativa incorreta da I.
O pensamento pré-científico representa o pensamento anterior a eclosão da Ciência propriamente dita. Representa um período de grande transição entre a Mitologia, que operava a Idade Média, com o início da Ciência, a partir da Idade Moderna, com o advento do Iluminismo, o que valida a asserção I.
Já a asserção II apresenta dados referentes ao método científico, que não é explicitado na asserção I. Além disso, vale destacar que o pensamento pré-científico ainda não se baseava efetivamente no método científico, embora visasse validar os experimentos de forma racional e indutiva.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/12948791
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.