Dentre os diversos pontos de reflexão que nos propõe a Filosofia, o sentido da vida é, sem dúvidas um tema muito interessante. Analise as assertivas abaixo sobre as reflexões de Thomas Nagel sobre essa temática: I – Nagel acredita que o que leva à absurdidade da vida é a dupla apreensão de que a seriedade com que a encaramos não é justificada, e de que mesmo assim, não podemos parar de levá-la a sério. II – Nagel acredita que, mesmo a vida sendo absurda, nós conseguimos e devemos seguir em frente e vive-la. III – Nagel acredita que refletir sobre o sentido da vida é um passo rumo ao abismo, essa reflexão absurda pode levar ao suicídio. IV – Nagel acredita que a reflexão filosófica é absurda e que a vida merece ser vivida sem esse tipo de preocupações. V – Nagel acredita que o conhecimento é absurdo. Analisando as assertivas podemos afirmar que estão corretas apenas: Escolha uma: a. As afirmativas II, III e IV. b. As afirmativas I e II. c. As afirmativas I, II e III. d. As afirmativas I e V. e. As afirmativas III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Olá,
I. correto. Nagel argumenta sobre dois aspectos da seriedade: quanto à inevitabilidade da seriedade e quanto à inevitabilidade da dúvida. Se não há razão para acreditarmos que algo realmente importa, também não há razão para acreditarmos que não importa.
II. correto. Nossa vida passa a ter uma visão irônica, mas não desesperada.
III. correto. Porém argumenta o quanto o sentido da vida é um problema e se o suicídio é mesmo uma resposta para nós.
IV. incorreto. A reflexão filosófica para Nagel é válida pois é através dela que percebemos a nossas limitações.
V. incorreto. Nagel acredita que se o indivíduo se entregasse a uma vida mais animal, ou instintiva, a vida poderia se tornar menos absurda, porém não seria uma vida significativa.
Estão corretas apenas: c. As afirmativas I, II e III.