Dentre os dados a serem considerados em Geoprocessamento, um deles possibilita estudos dinâmicos de fenômenos naturais (erosões, inundações etc.) e antrópicos (desmatamento, queimadas, urbanização etc.), e assim, por meio de monitoramento contínuo das alterações desses fenômenos naturais ou antrópicos.
BAGGIO, J. M. Geoprocessamento aplicado a estudos ambientais. Maringá-Pr: UniCesumar, 2018.
Neste contexto, como exemplo do tipo de dados descrito acima, as figuras a seguir demonstram a Barragem I da Mina do Córrego do Feijão da empresa Vale em Brumadinho-MG, compreendendo em imagens comparativas dos anos de 2009 e 2019, antes e após o rompimento da barragem.
Fonte: Google Earth (2019)
Considerando as informações e as figuras acima apresentadas, assinale a opção sobre qual tipo de dados as mesmas referem-se:
Alternativas
Alternativa 1:
Apenas a opção III está correta
Alternativa 2:
Dados temáticos.
Alternativa 3:
Dados cadastrais.
Alternativa 4:
Dados em forma de imagem.
Alternativa 5:
Dados MNT - Modelo Numérico do Terreno.
Soluções para a tarefa
Os mapas temáticos são representações gráficas da superfície terrestre ilustradas de acordo com algum critério preestabelecido. Para designar os diferentes aspectos do espaço geográfico, utilizam-se as legendas e os símbolos a elas correspondentes para espacializar determinados fenômenos. Foi o q entendi sobre o assunto.
Resposta:
DADOS EM FORMA DE IMAGEM
Explicação:
As imagens para serem entendidas como dados devem ser obtidas por satélites, fotografias aéreas, terrestres ou “scanners”. Essas imagens são entendidas como formas indiretas de informação espacial que serão armazenadas como matrizes.
Cada elemento da imagem (pixel) tem um valor proporcional que é interpretado por programas específicos caracterizando a parte da superfície terrestre específica. A partir daí são utilizadas técnicas informacionais de fotointerpretação que irão gerar mapas conforme os dados geográficos contidos na imagem.
Podemos, assim, ter um estudo dinâmico de fenômenos naturais (erosões,
inundações etc.) e antrópicos (desmatamento, queimadas, urbanização etc.), e assim, por meio de monitoramento contínuo das alterações desses fenômenos naturais ou antrópicos.
PAG 32