Dentre os benefícios do aquecimento, estão relacionados o aumento da ____________________ e do metabolismo energético, aumento da ____________ do tecido (os músculos, os tendões e os ligamentos tornam-se mais elásticos, o que proporciona diminuição do risco de lesão), aumenta a produção do líquido sinovial (aumentando a lubrificação das articulações), aumento do _______________ e do fluxo sanguíneo periférico, melhora da função do sistema nervoso _______ e do recrutamento das unidades motoras neuromusculares. Essas modificações provocam melhoria na fluidez e na eficácia do gesto esportivo prevenindo os problemas ___________. ALENCAR, T. A. M. di; MATIAS, K. F. de S. Princípios fisiológicos do aquecimento e alongamento muscular na atividade esportiva. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, 2010. Diante do exposto, na sequência, assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Temperatura muscular, elasticidade, débito cardíaco, central, articulares.
Explicação:
Resposta: Alternativa 1:
Temperatura muscular, elasticidade, débito cardíaco, central, articulares.
Explicação: Artigo ( ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO AQUECIMENTO
NO TEMPO DE RECUPERAÇÃO APÓS O EXERCÍCIO ) Alexandre Junges.
Dentre os benefícios do aquecimento estão relacionados aumento da temperatura muscular e do metabolismo energético, aumento da elasticidade do tecido (os músculos, os tendões e os ligamentos tornam-se mais elásticos, o que proporciona diminuição do risco de lesão), aumenta a produção do líquido sinovial (aumentando a lubrificação das articulações), aumento do débito cardíaco e do fluxo sanguíneo periférico, melhora da função do sistema nervoso central e do recrutamento das unidades motoras neuromusculares. Estas modificações provocam melhoria na fluidez e na eficácia do gesto esportivo prevenindo os problemas articulares. Além disso, reduz a
atividade da fibra gama e, consequentemente, a sensibilidade do fuso muscular e aumenta a sensibilidade dos OTGs contribuindo para o relaxamento muscular. (RIBEIRO ET AL, 2007)