- Dentre os autores da psicologia de perspectiva interacionista Oliveira (2011) destaca Vygotsky (1896-1934) e Wallon 91879-1962). Sintetize as principais ideias de cada um deles e destaque as divergências e convergências das ideias de ambos.
Soluções para a tarefa
Vygotsky está ligado ao ambiente social e como o desenvolvimento cognitivo da criança ao longo de sua formação se relacionam com o convívio e as pessoas ao seu redor.
A través da teoria do desenvolvimento, Wallon buscou entender como a criança interage no processo de experiência, e, definiu alguns princípios para explicar este fato, onde temos:
- O estagio de desenvolvimento impulsivo;
- O estágio tónico-emocional;
- O estágio sensório-motor;
- O estágio personalístico;
- O estágio categorial;
- O estágio da puberdade e adolescência, dos doze anos para frente.
Resposta:
De acordo com a teoria de aprendizagem de Vygotsky, a criança nasce inserida em um meio social- sua família- e nesse meio social estabelece suas primeiras relações com a linguagem a partir da interação com os outros. Assim, segundo ele, o homem se produz na linguagem e pela linguagem. Sendo essa relação mediada por instrumentos e signos.
A teoria de Vygotsky recebeu o nome de sociocontrutivismo ou sociointeracionismo devido Vygotsky considerar que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido, isto é, ele entende o indivíduo e seu desenvolvimento numa perspectiva sociocultural.
Para Vygotsky, o desenvolvimento humano se dá através de processos de interação e mediação. Desse modo para ele, o homem adquire conhecimentos a partir de relações intrapessoais e interpessoais e de troca com o meio, a partir do processo chamado mediação.
Dado o exposto, Vygotsky afirma que o contato que o indivíduo tem com o meio e com as outras pessoas é mediado por um conhecimento ou por uma experiência assimilada anteriormente, uma vez que o indivíduo não tem contato direto com os objetos, e sim é mediado.
Lev Vygotsky declara que o desenvolvimento da linguagem implica o desenvolvimento do pensamento, pois segundo ele, pelas palavras o pensamento ganha existência.
Na teoria de aprendizagem de Vigotsky o centro é o desenvolvimento humano e a aprendizagem, onde esse desenvolvimento, em sua maioria acontece pelas interações com o ambiente, determinando o que a criança internaliza.
Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é um conceito elaborado por Vygotsky, que define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda e o Nível de desenvolvimento potencial determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro- uma criança mais velha. Isto é, ZDP é a distância entre o desenvolvimento real de uma criança e aquilo que ela tem o potencial de aprender - potencial que é demonstrado pela capacidade de desenvolver uma competência com a ajuda de um adulto.
Vygotsky afirma que o aprendizado não se subordina totalmente ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, pois um aspecto se alimenta do outro, provocando saltos de nível de conhecimento. Por isso, o ensino deve se antecipar àquilo que a criança ainda não sabe e nem é capaz de aprender sozinha.
Wallon considera a efetividade importante no desenvolvimento humano, por ele acreditar que o homem desde seu nascimento é envolvido pela efetividade, onde o afeto desempenha um papel crucial no desenvolvimento e no estabelecimento de boas relações sociais do indivíduo.
Para Wallon, existem três campos funcionais indissociáveis: o motor, o afetivo e cognitivo. Ele afirma que o desenvolvimento de um campo causa impactos nos demais, onde o processo de desenvolvimento decorre de esforços da criança para superar conflitos e crises decorrentes de sua origem em diferentes fontes de conhecimento.
Assim, considerando que o sujeito constrói-se nas suas interações com o meio, Wallon propõe o estudo contextualizado das condutas infantis. Isso quer dizer que para compreender a criança e seu comportamento, é necessário levar em conta aspectos de seu contexto social, familiar, cultural.
Wallon destaca sobre a ligação indissolúvel entre o desenvolvimento psíquico e o desenvolvimento biológico do individuo, afirmando que não existe preponderância do desenvolvimento psíquico sobre o desenvolvimento biológico, mas o que há é uma ação recíproca.
Explicação: