Dentre os atributos de um projeto, um deles preconiza que o projeto deve ser suficientemente importante para justificar a criação de uma unidade organizacional especial, fora da estrutura de rotina da organização. Assim, se o resto da organização perceber que isso não é realmente importante, o projeto geralmente está condenado a falhar.
OSHITA, Marcela Gimenes Bera. Gestão de Projetos. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando as causas e as falhas que podem acometer um projeto, reflita sobre as afirmativas que seguem:
I. Na fase de iniciação de um projeto, o fracasso se dá por meio dos seus patrocinadores e proprietários, em virtude de tempo e estudo da viabilidade e avaliação dos riscos.
II. Uma das causas do fracasso de um projeto relaciona-se à elaboração do orçamento, no que tange a ser pensado fora da realidade ou especificar de forma incorreta a qualidade.
III. Durante a execução ou implementação do projeto, o fracasso pode vir devido à deficiência na provisão de recursos ou equipamentos e materiais, assim como, devido especificações técnicas inferiores.
IV. Uma das causas relacionadas aos fracassos de execução advém do alcance dos padrões de qualidade adequados e exigidos no seu início, e outra causa é a falta de sustentação para os objetivos do projeto.
A respeito dessas afirmações, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Alternativa 2
Existem muitos elementos que podem fazer com que um projeto fracasse, no entanto, os principais estão diretamente relacionados à elaboração de orçamento que por sua vez, deve ser pensada dentro do quadro de realidade em que a empresa vive.
Além disso, a provisão de recursos também é um elemento significativo dentro do sucesso do projeto e deve ser definida de maneira qualificada.
Perguntas interessantes