Dentre as vertentes que têm como objetivo buscar compreender a natureza dos objetos matemáticos, uma delas considera a razão como um traço inerente à mente humana. Por meio da razão, as verdades poderiam ser conhecidas independentemente da observação. A razão seria a faculdade que permitiria ao homem o conhecimento do Bem e do Divino e, para os racionalistas, essa faculdade seria mais facilmente vista na Matemática. Em contrapartida, surge outra vertente, que afirma que todo o conhecimento tem por base a observação. Essas duas vertentes são denominadas:
Soluções para a tarefa
Esas duas ertentes são o racionalismo e o empirismo
No racionalismo, a razão é fonte do conhecimento humano é inato do próprio ser humano. todos os humanos nascem com intuição e que podemos chegar à verdade apenas pela razão sem nem sequer precisar passar pela observação ou experiencias sensoriais.
A dedução e a razão são os mecanismos que se utiliza para alcançar conclusões (assim como acontece na matemática e na lógica).
As ideias Inatas são verdades inerentes e fundamentais do ser humano.
os principais filosofos do racionalismo são:
Platão
Descartes
Leibniz
Noam Chomsky
No empirismo, a experiencia é a única fonte de conhecimento. Nada sabemos antes de efetuar uma experiência e, tudo aquilo que julgamos óbvio (como um objeto cair no chão ao ser solto) só é óbvio porque fizemos a experiência várias vezes obtendo os mesmos resultados.
os principais filosofos do empirismo são:
Locke
Berkeley
Hume