Dentre as transformações político-econômicas tro decorrentes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), pode se afirmar que: I. A dívida externa dos países europeus cresceu e eles passaram de credores a devedores dos Estados Unidos da América. II. Os Estados Unidos da América assumiram a condição de primeira potência, já que superaram comercialmente os países envolvidos na guerra. III. A Inglaterra e a França assumiram a hegemonia da economia mundial, após derrotarem a Itália e a Alemanha, seus concorrentes. IV. A Alemanha foi obrigada pelo Tratado de Versalhes a pagar uma indenização de guerra aos vencedores, pois a mesma foi declarada culpada pelo conflito. As proposições corretas são: A) I e II B) I e IV C) II e III D) III e IV E) I, II e IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E
Explicação:
I) Os países europeus, principalmente aqueles da Tríplice Entente, se endividaram com os EUA pois, durante a guerra, não podiam manter o funcionamento de sua economia a ponto de salvaguardar a seguridade alimentícia, por exemplo, de seus cidadãos. Se endividaram e, após o conflito, os EUA se tornou o maior credor dos países europeus.
II) Como não podiam manter o comércio ativo durante a guerra, os países europeus que até então dominavam o cenário econômico global (em especial Inglaterra e França) foram superados pelos EUA que mantiveram suas relações comerciais ativas durante a guerra - fornecendo aquilo que os países beligerantes precisavam - e não foram afetados pelas dívidas provenientes desse conflito (pelo contrário).
III) Após a derrota da tríplice Aliança Inglaterra e França estavam afogadas em dívidas e com seus países destruídos pela guerra. Não havia como assumirem a hegemonia da economia global desse jeito.
IV) Com o Tratado de Versalhes a Alemanha foi considerada culpada pela guerra e obrigada a pagar uma dívida enorme que quebrou sua economia ainda mais.