Artes, perguntado por diegomaicon437, 6 meses atrás

Dentre as principais características da arte clássica quais sedestacam se ?

Soluções para a tarefa

Respondido por silvayaskara3
0

Resposta:

Considerado um dos maiores gênios da história da humanidade, Leonardo da Vinci foi pintor, escultor, engenheiro, cientista, escritor e inventor italiano.

Michelangelo ,pintor e arquiteto italiano

Ao lado de Leonardo da Vinci e Michelangelo, Rafael formou a tríade mais importante dos grandes mestres da arte italiana da Renascença

dentre outros ...

Respondido por moacyrgitirana
0

Resposta:

O conceito de arte "clássica" depende do contexto em que é usado. Pode se referir à Arte do chamado mundo "clássico", antigo, geralmente com vistas aos povos grego e romano antigos; mas, neste caso, historiadores da Arte dividem essa própria Antiguidade e sua arte em períodos arcaicos, "clássicos" e pós-clássicos. Depois, no contexto do Renascimento, há autores que se referem a Arte "clássica" como aquela que retomava os modelos daqueles "clássicos" do mundo antigo, e há ainda outros usos menores do termo.

De qualquer forma, pensando nos períodos estritamente clássicos do chamado Mundo Antigo, especialmente na Grécia Antiga, a Arte "clássica" era pautada por valores como o cuidado formal, em busca da retratação de modelos de beleza do mundo real, com preocupação com proporções ideais, por exemplo, uso de modelos humans consideramos "modelos" de beleza, procurando-se uma "mímese" (imitação dos modelos de beleza) que, mais do que retratar fidedignamente seus modelos, queria até aperfeiçoá-los, ou seja, por vezes se entendia que o artista clássico (numa postura de idealização influenciada por certo platonismo) deveria captar uma "essência" de beleza em seu(s) modelo(s), e oferecer uma representação deles que fosse superior a ele(s) próprios, mais bela que os próprios modelos observados, mesmo que, para isso, tivesse que "idealizar", "aperfeiçoar" o que via no mundo real. Outros valores associados nesse processo eram a sobriedade e um certo tom de simplificação, visto que não se entendiam como belas as retratações que fossem excessivamente "rebuscadas", com muitos "floreios", pois se associava a beleza a uma certa "limpeza" e simplicidade de traços.

Perguntas interessantes