Dentre as cerca de 8,5 milhões de espécies de organismos vivos presentes hoje em nosso planeta, mais de 7,5 milhões são animais. Essa enorme diferença em número parece estar vinculada à enorme flexibilidade conferida por características da arquitetura do corpo dos animais, que os tornam aptos a viver nos mais diferentes hábitats do planeta, o que certamente deve ter contribuído para a diversificação do grupo. Dentre as grandes mudanças ocorridas no processo evolutivo, podemos destacar três importantes: aquisição da multicelularidade, aquisição do trato digestivo e aquisição de segmentação corporal. Apresente uma consequência favorável que cada uma dessas mudanças trouxe aos organismos. Aquisição de multicelularidade: Aquisição de trato digestivo: Aquisição de segmentação corporal:
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Aquisição de multicelularidade: permitiu que as células pudessem se especializar, aumentando a eficiência de cada célula, já que ela precisa apenas dar conta de algumas poucas funções.
Aquisição de trato digestivo: permitiu que as demais células não precisassem desenvolver atividades digestivas complexas, dessa forma elas precisariam de menos espaço e substâncias para produzir energia.
Aquisição de segmentação corporal: permitiu que os seres vivos tivessem maior mobilidade, funções mais avançadas e maior capacidade de reação ao ambiente.
Espero ter ajudado!
Resposta:
A multicelularidade nos animais teve efeito no tamanho e na capacidade de as células sofrerem especializações para o desempenho de diferentes tarefas. O aparecimento do trato digestório ampliou a capacidade e o tempo de digestão e absorção dos nutrientes da dieta. A segmentação corporal facilitou a locomoção em diversos ambientes, além de favorecer a especialização corpórea para a realização de diferentes tarefas, como as da cabeça, do tórax e do abdome humano.