Dentre as atividades a serem desenvolvidas no local estão o manuseio de amostras de sangue humano, líquidos corporais e tecidos ou linhas de células humanas primárias. Você sabe que as amostras podem conter agentes infecciosos, mas tratam-se de patógeno que podem causar doença ao homem ou aos animais, sem riscos sérios. A exposição de um trabalhador do laboratório a esses patógenos pode causar infecção, mas se forem tomadas as medidas eficazes de tratamento e prevenção, o risco será limitado.
Diante disso, responda:
1. Em que nível de biossegurança você classifica essa área laboratorial? Justifique.
2. Para uma técnica onde houvesse elevada formação de aerossóis e uso de um reagente tóxico, há algum equipamento de contenção exigido? Se sim, indique pelo menos um que poderia ser usado e um que não seria indicado.b
Soluções para a tarefa
Resposta: letra 1 O nível de Biossegurança 2 diz respeito ao laboratório em contenção, onde são manipulados microrganismos da classe de risco 2. ... O nível de Biossegurança 3 é destinado ao trabalho com microrganismos da classe de risco 3 ou para manipulação de grandes volumes e altas concentrações de microrganismos da classe de risco 2.
Explicação:letra 2 O nível de Biossegurança 4 possui semelhanças quanto aos procedimentos e práticas estabelecidas ao nível de Biossegurança 3, nível de Biossegurança 2 e ao nível de Biossegurança 1, sendo acrescentado de especificidades que veremos a seguir, porisso recomendamos a leitura dos três níves anteriores, sendo que só deve operar com técnicos especializados e treinados em procedimentos de Biossegurança.
Recomenda-se que os laboratórios de nível de Biossegurança 4, ou de contenção máxima, só funcionem sob o controle direto das autoridades sanitárias, além disso, dada a grande complexidade do trabalho, a equipe do laboratório deverá ter um treinamento específico e completo direcionado para a manipulação de agentes infecciosos extremamente perigosos e deverá ser capaz de entender as funções da contenção primária e secundária, das práticas padrões específicas, do equipamento de contenção e das características do planejamento do laboratório. É necessário a elaboração de um manual de trabalho pormenorizado; este deve ser testado previamente através de exercícios de treinamento.
O nível de Biossegurança 4 é indicado para o trabalho que envolva agentes exóticos e perigosos que exponham o indivíduo a um alto risco de contaminação de infecções que podem ser fatais, além de apresentarem um potencial relevado de transmissão por aerossóis, classificados como microrganismos da classe de risco 4.
Os trabalhadores devem ser supervisionados por profissionais altamente competentes, treinados e com vasta experiência no manuseio dos agentes manuseados, além dos procedimentos de segurança específicos.
O acesso ao laboratório deve ser rigorosamente controlado por sistemas automátizados. A instalação laboratorial deve estar localizada em uma edificação separada ou em uma área controlada dentro do edifício, que seja totalmente isolada de todas as outras. Um manual de operações específico para as instalações deve ser preparado ou adotado.
O trabalho deve ser executado exclusivamente dentro de cabines de segurança biológica Classe III ou dentro de cabines de segurança biológica da Classe II associadas ao uso de roupas de proteção com pressão positiva, ventiladas por sistema de suporte de vida. O laboratório do nível de Biossegurança 4 deve possuir características específicas quanto ao projeto e a engenharia para prevenção da disseminação de microorganismos no meio ambiente
As seguintes práticas de segurança padrões e especiais e as instalações se aplicam aos agentes pertencentes ao nível de Biossegurança 4:
Resposta:
Padrão de resposta esperado
1.Trata-se de uma área de nível de biossegurança 2 (NB-2). Nesse nível enquadram-se laboratórios onde o trabalho envolva sangue humano, líquidos corporais, tecidos ou linhas de células humanas primárias, sendo a presença de um agente infeccioso que pode ser desconhecido. A informação de que a exposição do trabalhador aos possíveis patógenos teria risco limitado também corroboram para classificar a área com NB-2, já que se fosse uma área NB-3 prever-se-ia exposição do trabalhador a agentes exóticos causadores de doenças sérias ou potencialmente fatais.
2.Sim, nessa situação deve-se utilizar como equipamento de contenção uma cabine de segurança biológica. Dentre as cabines disponíveis, pode-se utilizar uma cabine de segurança biológica classe II. No entanto, não estaria indicada cabine classe II A porque a técnica implica em uso de um reagente tóxico e as cabines II A são contraindicadas nesse caso porque apresentam elevada percentagem de recirculação do ar.