Dentre as abordagens filosóficas educacionais, prevalecem o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Essas filosofias educacionais fornecem elementos essenciais do que se deve ensinar e são fundamentais no que diz respeito aos componentes curriculares escolares. Sobre o Perenialismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O objetivo da educação é garantir que os alunos adquiram compreensão sobre as grandes ideias da civilização ocidental. ( ) A aprendizagem está enraizada nas questões dos alunos que surgem ao experimentar o mundo, é ativa, não passiva, e o aluno é um solucionador de problemas e pensador que faz sentido através de sua experiência individual. ( ) O cultivo do intelecto é a mais alta prioridade de uma educação que vale a pena, o currículo exigente centra-se na obtenção de alfabetização cultural, enfatizando o crescimento dos alunos em disciplinas duradouras. ( ) A filosofia da educação perenialista foi estabelecida na América desde meados dos anos de 1920 até meados dos anos 1950, e John Dewey foi seu principal proponente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V - F - F - V. b) F - V - F - V. c) V - F - V - F. d) F - F - V - V.
Soluções para a tarefa
c) V - F - V - F.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Verdadeira. A educação tem a finalidade de garantir que os alunos possam compreender as grandes ideias da civilização do Oriente.
II – Falsa. Para o aluno ser o solucionador dos problemas e pensador, é preciso que se considerem sua experiência individual e coletiva.
III – Verdadeira. A educação deve priorizar o cultivo do intelecto, pois o currículo exigente se baseia em obter a alfabetização cultural.
IV – Falsa. A filosofia perenialista teve como seus principais pensadores René Guénon, Ananda Coomaraswamy e Frithjof Schuon.
Bons estudos!
Resposta:
VERDADEIRA: A educação tem a finalidade de garantir que os alunos possam compreender as grandes ideias da civilização do Oriente.
VERDADEIRA: O cultivo do intelecto é a mais alta prioridade de uma educação que vale a pena, o currículo exigente centra-se na obtenção de alfabetização cultural, enfatizando o crescimento dos alunos em disciplinas duradouras.
Explicação:
1- Perenialismo
Para os perenialistas, o objetivo da educação é garantir que os alunos adquiram compreensão sobre as grandes ideias da civilização ocidental. Essas ideias têm o potencial para resolver problemas em qualquer época. O foco é ensinar ideias que são eternas, para buscar verdades duradouras que são constantes e não mudam, como os mundos naturais e humanos em seu nível mais essencial não mudam. Ensinar esses princípios imutáveis é crítico. Os seres humanos são seres racionais, e suas mentes precisam ser desenvolvidas. Assim, o cultivo do intelecto é a mais alta prioridade de uma educação que vale a pena. O currículo exigente centra-se na obtenção de alfabetização cultural, enfatizando o crescimento dos alunos em disciplinas duradouras. As realizações mais sublimes da humanidade são enfatizadas – as grandes obras da literatura e da arte, as leis ou os princípios da ciência. Advogados dessa filosofia educacional são Robert Maynard Hutchins, que desenvolveu o programa Grandes Obras em 1963, e Mortimer Adler, que avançou ainda mais este currículo baseado em 100 grandes obras da civilização ocidental.