Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

dentificar os estados que compõem a região sul.
Analisar os principais aspectos naturais, históricas, populacionais e econômicas da região Sul.

Soluções para a tarefa

Respondido por hondaAnaYsaberi
1

Estados:Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.A região Sul do Brasil é a menor entre todas. No entanto, isso não impediu que a mesma alcançasse um dos melhores índices de desenvolvimento econômico e social do país, muitos deles superiores às médias nacionais. Seu contingente populacional também é significativo - conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Região Sul possui 27.386.891 habitantes.

O processo de ocupação da Região Sul está ligado, especialmente, a duas atividades primárias: a agricultura e a pecuária. A região intensificou o povoamento somente a partir do século XIX, até esse momento o território se encontrava quase que completamente desabitado, salvo os povos nativos, como os índios. Diante desse fator, o governo promoveu uma política de povoamento que atraiu imigrantes, sobretudo de origem européia. O governo brasileiro almejava o povoamento para facilitar o controle e administração da região, além disso, temia a invasão dos países vizinhos, caso a região continuasse desabitada.

Os imigrantes europeus receberam glebas de terra do governo brasileiro, formando assim colônias agrícolas, nas quais desenvolviam agricultura e pecuária. A partir das colônias agrícolas surgiram povoados e cidades, algumas delas de expressão, como Blumenau e Itajaí (Santa Catarina), incluindo ainda São Leopoldo e Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul). Fato que aconteceu em colônias italianas que deram origem a Criciúma (Santa Catarina) e Caxias do Sul (Rio Grande do Sul).

Nos dias atuais, a região possui duas regiões metropolitanas que se destacam: a Grande Porto Alegre e Curitiba. Há também cidades médias de grande relevância dentro da região, como Londrina e Maringá.

A economia da Região Sul do Brasil é distribuída nos setores de agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços.

A região é responsável por 16,2% do PIB (Produto Interno Bruto Nacional), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A economia paranaense é baseada na agricultura, pecuária, indústria e mineração. Na região metropolitana de Curitiba, capital do estado, está localizado um dos pilares da indústria automotiva nacional.

Diversas montadoras atuam na cidade de São José dos Pinhais. A produção é centrada em veículos de passeio, carga, comerciais leves, ônibus e peças automotivas.

No campo, a alta tecnologia agrícola é empregada nas produções de algodão, café, milho e trigo. O estado é destaque na produção de arroz, batata, cana-de-açúcar e mandioca.

O extrativismo mineral está baseado na retirada de calcário, cobre, ferro, mármore e dolomita.

Os municípios catarinenses têm como base econômica a agricultura, construção civil, pesca, pecuária e turismo. O setor de tecnologia tem maior presença na capital, Florianópolis.

No campo são produzidos aveia, bananas, cebolas, cevada, feijão, fumo, maçãs, soja e uvas. A base econômica está no binômio pesca-pecuária. Santa Catarina é o maior produtor de suínos do País e exporta para a Europa, principalmente para a Rússia.

O estado mais rico da região é marcado pela diversificação econômica. Além da agricultura, a indústria e o setor de serviços são a base da economia local.

Entre os principais produtos estão: arroz, milho, soja e trigo.

Perguntas interessantes