História, perguntado por mariana16122003, 3 meses atrás

Denominamos de fascismo, algumas vezes mais corretamente no plural - fascismos -, o conjunto de movimentos e regimes de extrema direita que dominou um grande número de países europeus desde o início dos anos 1920 até 1945. Assim, as expressões nazismo, nacional-socialismo, hitlerismo etc. recobririam uma só realidade política, os regimes de extrema direita que dominaram vários países no período em questão. A respeito do fenômeno fascista, podemos afirmar: *

Soluções para a tarefa

Respondido por joaopedropedrososouz
0

A ascensão do fascismo não é algo simples de se explicar, mas para começar com conceitos, digamos que ela é consequência desses acontecimentos, Fim dos impérios, Nacionalismos, Romantismo, Antissemitismo histórico (Reforma Protestante). Para começarmos a explicar devemos voltar no tempo, mais aproximadamente no fim da última guerra judaica-romana, donde os judeus foram expulsos, de Jerusalém. Esses imigraram para a Europa dominada pelo império Romano. Com a queda do império, a Europa começa a se organizar no modelo Feudal, essa organização, excluía os judeus, pois a hierarquia era clara, Clero>Rei>Camponeses. Ou seja uma sociedade tripartite, os judeus então começaram a se organizar em burgos, cidade focadas em comércio, exemplos de burgos são, Londres, Estocolmo, Berlim, etc. Nesse momento surge o mito do judeu ganancioso. Um dos pontos da argumentação nazista, com o advento da reforma protestante, surge com Martinho Lutero, argumentando em seu livro, sobre os judeus e suas mentiras, em que ele afirma, que os judeus estavam planejando retirar o imperador do poder, para tal eles queriam dominar o povo através do comércio, e destruindo o cristianismo, pois pela retórica dele os judeus se consideravam uma raça superior aos "pagãos" europeus. Nesse momento fazemos um salto de 300 anos, com a invasão de Napoleão ao Sacro império Romano, onde nesse momento, o povo germânico se reúne, para coroar seu rei Willhelm o novo Kaiser da baixa Alemanha, porém o mesmo recusa, para não quebrar o acordo com a Áustria, esse é o ponto que afirmamos como o inicio da unificação alemã. Até que o Chanceler de ferro Otto Von Bismark, reúne a baixa Alemanha, no império Alemão. Coroando o Willhelm II como kaiser. Com o fim da primeira guerra mundial. Os imperialismos começaram a cair, fazendo um grande prejuízo aos antigos impérios, como a Áustria, Alemanha e Itália, assim abrindo margem a movimentos de Extrema-Esquerda (Anarquistas e Comunistas) e para movimentos de Terceira posição (Fascismo, Nazismo,  Partido da Cruz Flechada, Kodoha) Portanto eu afirmo todos esses fatores são os responsáveis pela origem do Fascismo.


joaopedropedrososouz: Espero que tenha ficado fácil de entender, pois o assunto é mais longo, porém tive que comprimir o máximo que eu pude.
Perguntas interessantes