Denomina-se chorume o líquido poluente de cor escura e odor forte resultante da decomposição da matéria orgânica presente no lixo. O chorume acumulado em locais de despejo de lixo percola pelas camadas do solo, podendo atingir lençóis freáticos e contaminá-los. Uma das grandes vantagens dos aterros sanitários em relação aos "lixões" é o preparo desses lugares para receber e tratar resíduos como o chorume. Um exemplo de adaptação na engenharia dos aterros sanitários que os tornam lugares adequados para receber resíduos do lixo é a) o uso de sistemas de captura e queima de gás, resultante da decomposição da matéria orgânica. b) um sistema de bioestimulação por bombeamento de ar, facilitando a decomposição aeróbia do lixo orgânico. c) um programa de seleção de lixo reciclável, na tentativa de remover os resíduos orgânicos que dão origem ao chorume. d) o sistema de impermeabilização e drenagem das camadas basais dos reservatórios, impedindo a penetração do chorume no solo. e) um programa de bioestimulação, com adição de nutrientes como nitrogênio e fósforo, na intenção de diminuir o tempo de decomposição do lixo orgânico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
a resposta correta é a letra D
Respondido por
59
d) o sistema de impermeabilização e drenagem das camadas basais dos reservatórios, impedindo a penetração do chorume no solo.
Em um sistema de aterro sanitário ecologicamente correto todos os resíduos são cobertos por camadas de argila e também são constituídos por um sistema de drenagem de águas pluviais, impermeabilizando infiltrações de água de chuva no interior do aterro.
Entretanto é necessário possuir balança para controle da quantidade de resíduos que estão entrando.
O aterro deve ter uma distância de aproximadamente 200 metros de qualquer curso d’água.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás