Demonstre por meio de uma pesquisa um exemplo aplicado de logística reversa e um em logística verde. Apontar a fonte pesquisada (link ou livro), apresente uma breve explicação do processo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que diferencia a logística verde da reversa?
É comum que gestores e empresários ainda não estejam familiarizados com a logística verde, mas a maioria deles já ouviu falar, ou até mesmo pratica a logística reversa. Apesar de serem conceitos diferentes, as duas práticas estão diretamente ligadas, uma vez que ambas tratam de soluções sustentáveis para as empresas.
A logística reversa tem como papel principal garantir o retorno de resíduos e materiais relacionados aos seus produtos. As embalagens, por exemplo, são captadas em um ponto de recolhimento e trazidas para um trabalho de reuso. O mesmo é feito com produtos com defeitos e avarias, que não foram vendidos.
A proposta da logística reversa é fazer com que sua produção não deixe nada para o meio ambiente como sobra ou resíduo. Dessa forma, a empresa pode tratar de um descarte adequado, menos agressivo possível, ou até mesmo de um reuso, como uma reciclagem.
Ao comparar com a logística verde, é possível colocar a reversa como parte de uma série de práticas que essa modalidade engloba. A logística verde estabelece justamente uma série de métodos para reduzir o descarte e ter uma operação mais sustentável. Diante disso, a prática reversa está dentro do conceito de logística verde.
A logística verde Essa prática consiste na aplicação de métodos mais sustentáveis, desde o despacho, passando pelo transporte e cuidando também do retorno. A ideia é que a empresa use ferramentas e estabeleça práticas capazes de explorar recursos com responsabilidade, evitando gerar lixo e, também, reduzindo a emissão de poluentes
Explicação:
espero ter ajudado.