Matemática, perguntado por addeh, 1 ano atrás

Demonstre a formula do volume do cilindro de altura h e raio de base R utilizando integrais triplas e coordenadas cilindricas.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasdasilva12j
9

Olá.

Integrais triplas não nos dá um resultado que venha a ter interpretação no nosso mundo real assim como as integrais simples representam a área da função e as integrais duplas representam o volume da função.

Porém podemos usar um artifício matemático que conseguimos calcular o volume usando integral tripla, basta igualar a função que será integrada a 1, ou seja, a nossa função será uma constante de valor 1.

Vejamos:

\int\limits^h_0 \int\limits^\alpha _0\int\limits^r_0{1.r} dxd\alpha dh

Este ''r'' (raio) aparece dentro da função pois estamos integrando usando coordenadas cilíndricas, trata-se de uma propriedade da mesma.

Temos como coordenadas ''r'' variando de 0 a r e o angulo alpha variando de 0 a 2pi, pois queremos o volume do cilindro completo. ALém da variável ''h'', que representa a altura no eixo z.

Resolvendo:

V=\int\limits^h_0 \int\limits^{2\pi} _0\int\limits^r_0{1.r} drd\alpha dh\\ \\V=\int\limits^h_0 \int\limits^{2\pi} _0{\frac{r^{2}}{2}} d\alpha dh\\ \\V=\int\limits^h_0{2\pi\frac{r^{2}}{2}} dh=\int\limits^h_0{\pi.r^{2}} dh\\ \\ V=\pi.r^{2}.h


maiarajribeiro: onde entra a parte das coordenadas cilíndricas?
lucasdasilva12j: Justamente a parte em que usamos como parâmetros o raio, ângulo e eixo Z (neste caso ''h'')
lucasdasilva12j: Na forma retangular vc só usaria x,y e z
Perguntas interessantes