Sociologia, perguntado por karolinaadvocacialan, 11 meses atrás

DEMOCRACIA RACIAL BRASILEIRA - Gilberto Freyre , o que levou a democracia racial brasileira, ao declínio?

Soluções para a tarefa

Respondido por Jessicaap28
11

Resposta:

O sociólogo brasileiro Gilberto Freyre com seus estudos realizou uma analise que compreendia as ralações raciais no Brasil como sendo uma democracia racial, ou seja, para o do autor a distância social entre dominantes e dominados é modificada pelo cruzamento inter-racial (no caso a miscigenação) que apaga as contradições e harmoniza as diferenças levando a uma diluição de conflitos. Em sua obra "Casa Grande e Senzala" o Freyre expõe uma suposta relação cordial entre negros e brancos (de acordo com o autor a miscigenação seria capaz de promover um povo mais forte e capaz de maior desenvolvimento.)

Em contraposicao ao pensamento de Gilberto Freire, Florestan Fernandes, critica o mito da democracia racial e desenvolve outro entendimento sobre as relações raciais e a prática do preconceito no Brasil. Para o sociólogo e político brasileiro, as relações raciais são determinadas pela grande diferença de condições sociais entre brancos e negros, ou seja, no processo de formação social brasileira os negros eram vistos como "pessoas sem alma" o que justificaca perante a igreja do periodo em tela, sua escravidao, enquanto os brancos eram homens livres e muitos deles proprietários e senhores.

O problema da tese de Freyre é que ela considerava como certa a existência de uma relação cordial entre senhores e escravos no período colonial brasileiro. O que o autor nao reconheceu, foi que tal relacao nao de dava pela cordialidade e sim pelo medo, dos escravos de seus senhores.

O papel de escravo na formação sócio histórica do nosso país, atribuiu aos negros uma visão negativa que se estende até os dias atuais, sob a forma de racismo (é importante ressaltar que em cada época histórica o racismo é marcado por uma certa característica, atualmente ele se manifesta através do silêncio,pois, a sociedade afirma não ser racista, entretanto esse racismo se apresenta de forma mascarada.)

O racismo, portanto está diretamente associado a escravidão. E mesmo quando veio a abolição da escravatura, a posição social os negros era muito inferior à dos brancos e nada foi feito, por parte dos governantes para contribuir com os negros para se integrarem na sociedade de classes. O processo de abolição não representou uma melhoria de vida para população negra, que vive em sua maioria, em lugares extremamente violentos, com salários inferiores, muitas vezes envolvidos no tráfico pois, nao encontram emprego np mercado de trabalho, alem de vixerem em moradias insalubres sem saneamemto basico com acesso precario a educação e saúde. Essa exclusão social tornou-se o fator responsável pelos problemas existentes no que se refere ás relações raciais entre brancos e negros em que o preconceito racial aparece como um problema a ser resolvido.


Jessicaap28: fiz uma alteração na resposta
Perguntas interessantes