Democracia é a melhor forma de governo que o homem criou que me vem à mente, mas seu ponto fraco é que nós nunca a concretizamos. Não é verdade que nós frequentemente tiramos das massas para dar luxos às classes mais altas? Não é verdade que em nossa democracia nós esmagamos indivíduos e raças com o punho de ferro da opressão? Não é verdade que por meio dos nossos governos ocidentais nós perpetuamos o colonialismo e o imperialismo? E todas essas coisas devem ser levadas em consideração quando nós olhamos para a Rússia. Nós devemos encarar o fato de que o barulho vindo dos estrondos gerados pelo descontentamento na Ásia e na África são no fundo uma revolta contra o imperialismo e colonialismo perpetuado pela civilização ocidental por todos esses anos. O sucesso do comunismo no mundo hoje se deve à falha da democracia em atingir os nobres ideais inerentes ao seu sistema.
E isso é o que Jesus quis dizer quando afirmou: “Como você pode ver o cisco no olho de seu irmão se não vê a viga em seu próprio olho?” [...]. E essa é uma das tragédias da natureza humana. Então nós começamos a amar nossos inimigos e amar aquelas pessoas que nos odeiam, tanto como em nossa vida individual quanto coletiva, olhando para nós mesmos. (LUTHER KING JR, 1968) Traduzido.
Disponível em:. Acesso em: 10 out. 2018.
Considerando o discurso apresentado e a história da luta contra a segregação nos EUA e no mundo, assinale a única alternativa correta:
Escolha uma:
a. Ao afirmar que “o sucesso do comunismo no mundo hoje se deve ao fracasso da democracia em atingir os nobres ideais e princípios inerentes a esse sistema”, Luther King Jr. explicita o comunismo como um sistema político e econômico superior.
b. O discurso de Martin Luther King Jr. questiona o sistema político e econômico dos EUA, apontando os benefícios da Rússia comunista – o que o aproximou dos Panteras Negras.
c. Ao afirmar “essa é uma das tragédias da natureza humana”, Martin Luther King Jr. reitera a ideia de que a segregação racial é inerente à condição humana.
d. Ao afirmar que nós nunca chegamos a viver a democracia plenamente, Luther King Jr. reitera uma ideia comum em seu discurso: a hipocrisia do sistema político dos EUA, que se vê como defensor da liberdade, mas reproduz a segregação racial.
e. Ao afirmar “Não é verdade que frequentemente nossa democracia pisoteou indivíduos e raças com um punho de aço da opressão”, Martin Luther King Jr. discorda do discurso de Malcolm X, que militava por uma sociedade integrada e que reafirmava os valores nacionalistas dos EUA.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Ao afirmar que nós nunca chegamos a viver a democracia plenamente, Luther King Jr. reitera uma ideia comum em seu discurso: a hipocrisia do sistema político dos EUA, que se vê como defensor da liberdade, mas reproduz a segregação racial.
andresousa21owjzw2:
correto
Respondido por
0
Resposta:
d) Ao afirmar que nós nunca chegamos a viver a democracia plenamente, Luther King Jr. reitera uma ideia comum em seu discurso: a hipocrisia do sistema político dos EUA, que se vê como defensor da liberdade, mas reproduz a segregação racial.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
Perguntas interessantes