Biologia, perguntado por DavidLemes8, 10 meses atrás

Deixe aqui sua pesquisa referente a Mutação Gênica e cromossômica e Mapeamento genético.

Alguem faz essa pesquisa pra min ,(fazer bem feito)​

Soluções para a tarefa

Respondido por brendajuarez997
0

Resposta:

A Lei de Hooke é usada para calcular o módulo da força elástica que é exercida pelos corpos elásticos de acordo com o tamanho da sua deformação.

Lei de Hooke é a expressão matemática utilizada para calcular a força elástica exercida por um corpo que, quando deformado, tende a voltar ao seu formato original, como molas e elásticos.

explicação:

Veja também: Aprenda a medir uma força com a Lei de Hooke

A força elástica, determinada pela Lei de Hooke, é uma grandeza vetorial e, por isso, apresenta módulo, direção e sentido. Seu módulo pode ser determinado a partir da equação a seguir:

Lei de Hooke

F – força elástica

k – constante elástica

x – deformação


DavidLemes8: q q isso tem ave fia?
Respondido por ferrazjulia
1

As mutações gênicas são pontuais e podem ter origem através da adição, substituição ou perda de bases nitrogenadas em um trecho da molécula de DNA . Um exemplo clássico de mutação gênica é o que ocorre na anemia falciforme, onde a deformação da hemácia em forma de foice é oriunda da troca do aminoácido glutâmico pela valina que forma a hemoglobina, o que ocasiona um agrupamento dessa proteína. Além de alterar a morfologia da hemácia, uma vez agrupados os glóbulos vermelhos, os mesmos bloqueando vasos sanguíneos, diminuindo a oxigenação dos tecidos e, consequentemente, provocar a morte do indivíduo.

Diferentemente das mutações gênicas, nas mutações cromossômicas ocorrem alterações de partes inteiras de cromossomos, modificando a sequência de genes de um cromossomo, denominado alterações estruturais ou até o número de cromossomos, que são as alterações numéricas.

As mutações numéricas são divididas em:

Aneuploidias: há um aumento ou perda de um ou mais cromossomos tanto nos autossômicos como nos sexuais, causando uma série de distúrbios, como por exemplo, a síndrome de down provocada pela trissomia do cromossomo 21, a síndrome de Turner, causada pela monossomia do cromossomo sexual X, a síndrome de Klinefelter, provocada pela trissomia dos cromossomos sexuais, síndrome de Patau, causada pela trissomia do 13, síndrome de Edwards, causada pela trissomia do cromossomo 18.

Euploidias: quando todos os seus cromossomos são duplicados (diploidia – condição normal), podendo formar indivíduos triplóides tetraploides, dentre outros. A euploidia é comum em vegetais, como ocorre com o trigo, que há variedades diploides, tretraplóides e hexaplóides.

Mapeamento genético

Um mapa genético é um mapa de um cromossomo de uma espécie que mostra a posição relativa dos genes e/ou marcadores genéticos.

Para se construir um mapa genético leva-se em consideração dois fatores:

•Os genes se encontram nos cromossomos em posição linear

•Quanto maior a taxa de recombinação genética maior a distância entre os genes e vice-versa.

Neste caso, não se sabe exatamente a posição de determinado gene ou mutação, em termos de pares de bases, mas sim a sua posição em determinada região de um cromossomo. As técnicas de mapeamento genético incluem experimentos de cruzamento em animais ou avaliação de história familiar em humanos, por meio de estudos de ligação genética (genetic linkage em inglês). No caso dos humanos, esta técnica é muito usada no auxílio da identificação de genes que predispõem a várias doenças.

Perguntas interessantes