Deixando-se de lado a Espanha do século XVI e talvez a Holanda do século XVIII, a Grã-Bretanha de meados do século XVIII a meados do século XX, e os Estados Unidos, a partir de então, são os únicos exemplos de impérios genuinamente globais com horizontes políticos globais, e não meramente regi- onais, o mesmo valendo para seus recursos de poder – a supremacia naval para a Grã-Bretanha e a supremacia aérea para os Estados Unidos do sé- culo XXI – ambos apoiados por uma forte rede mundial de bases operacionais.
HOBSBAWM, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 60-61.
A respeito dos impérios citados no texto, é correto afirmar:
- O Império espanhol teve como bases operacio- nais suas feitorias na costa africana, que, além do controle do Atlântico Sul, ofereciam grandes contingentes de mão de obra escravizada.
- A Holanda organizou uma extraordinária rede de núcleos coloniais na África, América e Ásia, cuja produção esteve baseada na propriedade familiar de subsistência.
- A Grã-Bretanha constituiu um vasto império a partir de domínios fornecedores de matérias- primas e consumidores de sua produção indus- trializada.
- Os Estados Unidos estabeleceram uma série de protetorados, que lhes permitiram comparti- lhar tecnologia e desenvolver economicamente as áreas submetidas ao seu controle.
- As guerras entre os Estados foram as caracte- rísticas específicas dos impérios da era moderna, ao contrário daqueles do período contemporâ- neo, cujos embates baseavam-se exclusiva- mente no desenvolvimento tecnológico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Letra C. O Império britânico se origina no final do século XVI com as colônias ultramarinas.
Perguntas interessantes