Definir ser vivo, seja no âmbito da Biologia, seja no contexto escolar, não é tarefa simples. Uma definição muito comum, presente em materiais didáticos, é aquela que afirma que todo ser vivo "nasce, cresce, se reproduz e morre". Mesmo apresentandoproblemas, ainda é muito utilizada nas aulas de ciências, em especial no ensino fundamental. Sobre a utilização de definiçõescientíficas complexas no ensino fundamental de ciências, pode-se afirmar que essa definição de ser vivo é(A) inadmissível, pois deve ser considerado somente o conceito correto cientificamente, independente do seu grau decomplexidade.(B) inadmissível, pois as aproximações do conceito buscando sua simplificação são consideradas incorretas, nos diferentesníveis de escolaridade.(C) admissível, pois devem ser consideradas somente as idéias prévias dos alunos, mesmo que elas possuam erros conceituais.(D) inadmissível, pois os alunos devem alcançar a complexidade do conceito dominando-o em sua totalidade.(E) admissível, mostrando aos alunos os limites das simplificações e considerando-se aproximações do conceito.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa correta é a letra E. Devemos pensar que muitas vezes não é interessante usar graus de complexidade com crianças pequenas, pois devemos ir introduzindo o conteúdo aos poucos de modo que elas criem uma maturidade e um entendimento sobre o assunto de alguma forma.
Ou seja, não é necessário dizer o que é um ser vivo de forma cientifica mas é sempre bom que vá introduzindo aos poucos os conceitos científicos de forma dinâmica e clara, sem que fique uma coisa maçante e técnica.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás