Definimos o período da pré-história das origens humanas até 4.000 A.C. Na evolução humana, o modo viver mudou de maneira brusca, quando o homem passou a ser bípede e suas mãos ficaram livres, o sentido do tato e do olfato se desenvolveram. Ter a possibilidade do acesso de tudo que a natureza oferece, mudou a percepção sobre o modo de sentir, ver, comunicar-se e alimentar-se.
Há 500 mil anos atrás, na era paleolítica, o homem dominava o fogo. Assim, as refeições, que antes eram ingeridas apenas por carnes cruas, passaram a ser cozidas, aumentando a possibilidade de alimentos disponíveis.
Lembrando que a alimentação pré-histórica era baseada em caça de animais de grande porte, que eram divididos para todo grupo.
Além de mudar os hábitos da alimentação, o fogo proporcionava proteção contra o frio, afastando os predadores, dando ao homem maior mobilidade, além de reunir o grupo em volta das fogueiras, agregando as pessoas.
O fogo, junto com os raios e trovões eram considerados fenômenos espirituais, advindos de deuses, assim, observamos que o homem já procurava sentido e respostas para os mistérios da vida.
Com base no texto acima, identifique as mudanças fisiológicas que ocorreram no período paleolítico, de acordo com as alterações trazidas pelo domínio do fogo pelo homem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Com base no texto :
o aspecto principal era o modo de comer, anteriormente a comida era ingerida de forma crua, após o domínio do homem sobre o fogo as proteínas passaram a ser ingeridas assadas ou cozidas e isso facilitou a ingestão desses alimentos reduzindo os esforços que antes eram necessários. Com a redução dos esforços para alimentação as mudanças fisiológicas foram rostos mais curtos, dentes menores e favoreceu o aumento do cérebro.
Explicação:
mudanças fisiológicas são mudanças no corpo..
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás