(definição e exemplo) de
1)Linguagem:
2)Linguagem verbal:
3)Linguagem não verbal:
4)Língua:
5)Fala:
6)Linguagem culta ou formal:
7)Linguagem coloquial ou informal:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Definição: Qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc.
Exemplo - Podemos usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecermos atos de comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais (linguagem escrita e linguagem mímica, por exemplo).
2) Definição: Linguagem verbal é, portanto, aquela que utiliza palavras - o signo linguístico - na comunicação. A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral.
Exemplo: "Socorro!", "Silêncio!", "O prédio está pegando fogo." Ou seja, qualquer mensagem emitida por uma pessoa através da linguagem oral, também denominada verbal.
3) Definição: Linguagem não verbal: é outra forma de comunicação em que o código utilizado é a simbologia. Utiliza de outros meios comunicativos, como placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, através dos signos visuais e sensoriais.
Exemplo: Outros exemplos de linguagem não verbal podem ser: linguagem corporal, gestos, pinturas, esculturas, apresentações de dança, dentre outros.
4) Definição: Sistema de representação constituído por palavras e por regras que as combinam em frases que os indivíduos de uma comunidade linguística usam como principal meio de comunicação e de expressão, falado ou escrito.
Exemplo: Pessoas que falam francês ou aquelas que aprenderam a se comunicar em Libras.
5) Definição: Ato ou efeito de falar.
Exemplo: Não consegui encontrar :/
6) Definição - Linguagem culta: Essa modalidade é responsável por representar as práticas linguísticas embasadas nos modelos de uso encontrados em textos formais. É o modelo que deve ser utilizado na escrita, sobretudo nos textos não literários, pois segue rigidamente as regras gramaticais.
Exemplo: Venho solicitar a clarividente atenção de Vossa Excelência para que seja conjurada uma calamidade que está prestes a desabar em cima da juventude feminina do Brasil. Refiro-me, senhor presidente, ao movimento entusiasta que está empolgando centenas de moças, atraindo-as para se transformarem em jogadoras de futebol, sem se levar em conta que a mulher não poderá praticar este esporte violento sem afetar, seriamente, o equilíbrio fisiológico de suas funções orgânicas, devido à natureza que dispôs a ser mãe. Ao que dizem os jornais, no Rio de Janeiro, já estão formados nada menos de dez quadros femininos. Em São Paulo e Belo Horizonte também já estão se constituindo outros. E, neste crescendo, dentro de um ano, é provável que em todo o Brasil estejam organizados uns 200 clubes femininos de futebol: ou seja: 200 núcleos destroçados da saúde de 2,2 mil futuras mães, que, além do mais, ficarão presas a uma mentalidade depressiva e propensa aos exibicionismos rudes e extravagantes.
7) Definição- Linguagem informal: A linguagem informal também é classificada de linguagem coloquial. Essa linguagem é aplicada quando os interlocutores são amigos ou familiares e em momentos de descontração.
Exemplo: Caramba! Tô muito atrasado.