- Definição do sistema endócrino
- O que são órgãos-alvo?
- Citar 4 órgãos deste sistema e onde estão localizados no corpo humano
- Citar 2 doenças endócrinas contendo: definição e os cuidados de enfermagem de cada uma
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são disponibilizados na circulação sanguínea pelas Glândulas endócrinas como por exemplo o pâncreas, as suprarrenais, a tireoide ou diferentemente destas expelem substâncias para fora através das glândulas exócrinas como as sudoríparas.
Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.
Algumas das principais glândulas que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tireoide, as suprarrenais, o pâncreas, as gônadas (os ovários e os testículos) e o tecido adiposo.
2- Hormônios. Os hormônios são substâncias que funcionam como sinais químicos e atuam apenas em tecidos e órgãos-alvo específicos. Insulina, glucagon e adrenalina são exemplos de hormônios
3- Os principais órgão deste sistema são:
Faringe
A faringe é um órgão tubular com paredes musculosas que conecta a garganta ao esôfago.
Ela é responsável por realizar a passagem do ar inalado e dos alimentos ingeridos até os outros órgãos dos sistemas respiratório e digestório, respectivamente.
Por isso, a faringe é um órgão comum do sistema digestivo e respiratório.
Esôfago
O esôfago é um órgão tubular de paredes musculosas, responsável por conduzir o alimento até o estômago depois de transportado pela faringe.
Estômago
O estômago possui o formato de uma bolsa e está localizado no abdômen, entre o esôfago e o intestino delgado.
Ele é responsável pela digestão parcial dos alimentos, transformando o bolo alimentar em quimo.
Fígado
O fígado localiza-se na região do abdômen, abaixo do diafragma. Ele é a maior glândula do corpo humano e desenvolve atividade endócrina e exócrina.
É responsável por armazenar e filtrar substâncias, além de sintetizar gordura e produzir a bile.
4- O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do corpo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo. Em essência, os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades em todo o corpo.
As doenças endócrinas dizem respeito a
Uma secreção hormonal excessiva ou
Uma secreção hormonal insuficiente
As doenças podem ser o resultado de um problema na própria glândula ou porque o eixo hipotálamo-hipófise (a interação dos sinais hormonais entre o hipotálamo e a hipófise) está fornecendo estímulo excessivo ou insuficiente. Dependendo do tipo de célula da qual são originados, os tumores podem produzir hormônios em excesso ou destruir o tecido glandular normal, diminuindo a produção hormonal. Às vezes, o sistema imunológico do organismo ataca uma glândula endócrina (uma doença autoimune), o que diminui a produção hormonal.
Exemplos de doenças endócrinas incluem
Hipertireoidismo
Hipotireoidismo
Doença de Cushing
Doença de Addison
Acromegalia
Baixa estatura em crianças
Diabetes
Distúrbios da puberdade e da função reprodutiva
Os médicos costumam medir os níveis de hormônios no sangue para dizer como a glândula endócrina está funcionando. Às vezes, os níveis sanguíneos sozinhos não fornecem informações suficientes sobre a função da glândula endócrina; por isso, os médicos medem os níveis hormonais depois de dar um estímulo (tal como uma bebida contendo açúcar, um medicamento ou um hormônio que possa desencadear a liberação hormonal) ou depois de o paciente ter exercido uma ação (tal como jejum).
As doenças endócrinas costumam ser tratadas ao repor o hormônio, cujo nível é insuficiente. Contudo, às vezes, a causa da doença é tratada. Por exemplo, se houver um tumor em uma glândula endócrina, é possível que ele seja removido.
Resposta:
1- O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam.
2- um determinado hormônio só se liga a determinadas estruturas do corpo, não influenciando outras células durante sua trajetória e essas determinadas estruturas são os órgãos-alvo.
3-Pineal A pineal é uma pequena glândula situada no centro do cérebro.
Hipófise A hipófise, ou pituitária, é uma pequena glândula, situada sob o encéfalo e ligada ao hipotálamo...
Tireoide A tireoide é uma glândula situada na região frontal do pescoço... -
Paratireóides Ligadas à parte posterior da tireóide, existem quatro pequenas glândulas endócrinas, chamadas paratireoides....
4- Bócio simples ou carencial- é caracterizado pelo aumento da glãndula tireóidea e causado pela ingestão insuficiente de iodo. O tratamento é realizado por meio da adição de iodo na dieta.
Hipotireodismo- é caracterizado por sintomas como fadig, sono por mais de 14 horas por dia, lentidão muscular, ritmo cardiaco diminuido, entre outros. O tratamento consiste na reposição hormonal da tireoide.