História, perguntado por cartoon2005, 11 meses atrás

Definição do Capitalimo com A Revolução Russa!​

Soluções para a tarefa

Respondido por saralvesgtiktok
2

Resposta:

Antecedentes

A Revolução Industrial consolidou o sistema capitalista e as relações de trabalho assalariado. Tal situação, agravada pela enorme oferta de mão-de-obra existente, levou os capitalistas a explorar o proletariado de forma absolutamente desumana, configurando o que se convencionou chamar de «capitalismo selvagem». O proletariado, por ser um grupo social novo, demorou para adquirir consciência de classe, que Ihe daria a coesão necessária para lutar por melhorias em suas condições de trabalho e de vida. Assim, como a miséria dos trabalhadores permanecia sem expectativa de solução, certos intelectuais começaram a criar teorias que propunham mudanças na estrutura econômica e social do capitalismo, com vistas a criar uma sociedade mais justa e menos diferenciada.

Para ele, o capitalismo deveria ser destruído por uma revolução armada do proletariado, o qual implantaria uma ditadura socialista. Nesta, a propriedade privada desapareceria e os meios de produção seriam coletivizados, criando o que Marx esperava fosse uma sociedade sem classes. Embora o futuro tenha provado que o projeto de uma sociedade comunista era tão utópico quanto as teorias anteriores, o socialismo marxista seduziu milhares de intelectuais e milhões de operários e camponeses. Marx afirmava que a revolução socialista deveria triunfar nos países mais industrializados, onde o proletariado seria mais numeroso e organizado.

Tal previsão falhou redondamente porque, nos países mais desenvolvidos, os operários já haviam conquistado certos direitos e benefícios, o que diminuiu seu entusiasmo por uma revolução armada.

A Revolução de 1905

Em 1904-5, a Rússia entrou em guerra com o Japão, disputando territórios no Extremo Oriente, e foi derrotada.

De qualquer forma, tratava-se de um motim em uma grande unidade da Marinha Russa, evidenciando que as Forças Armadas já não podiam ser consideradas sustentáculos fiéis da Monarquia. Em 1906, tendo em vista os abalos produzidos pela Revolução de 1905 e pela derrota frente ao Japão, o czar Nicolau ll resolveu criar a Duma, como um primeiro passo em direção à liberalização. A causa imediata da Revolução Russa foram os efeitos desastrosos do envolvimento russo na I Guerra Mundial. Na qualidade de membro da Tríplice Entente, juntamente com a Grã-Bretanha e a França, o Império Russo entrou em guerra com a Alemanha e a Áustria-Hungria em 1914.

Estes impuseram às tropas do czar derrotas esmagadoras, que só não levaram a Rússia à rendição porque a Alemanha, dividida entre duas frentes de batalha , não pôde explorar suas vitórias a fundo. As pesadas perdas sofridas pelo exército, mais as dificuldades de abastecimento, somadas à alta do custo de vida e à ineficiência e corrupção administrativas, levaram o povo russo a uma situação de verdadeiro desespero. Assim, em fevereiro de 1917 , eclodiram manifestações em Petrogrado , exigindo a saída da Rússia da guerra. Em questão de dias, a insurreição alastrou-se por todas as grandes cidades do Império.

Para que a Rússia não ficasse acéfala, a Duma organizou um governo provisório constituído de aristocratas e burgueses, sob a chefia do príncipe Lvov. Tentando ganhar o apoio das massas, o novo governo adotou uma postura liberal, decretando anistia política. Com isso, milhares de prisioneiros foram libertados e centenas de exilados retornaram à Rússia. Entre eles, inúmeros revolucionários bolcheviques, liderados por Lenin.

Imediatamente começaram a ser organizados sovietes de operários, soldados e camponeses, com vistas à realização da revolução socialista. O príncipe Lvov foi substituído na chefia do governo provisório por um advogado chamado Kerensky, do Partido Social-Revolucionário , que gozava de uma certa popularidade. Mas esta se deteriorou rapidamente, devido à insistência de Kerensky em continuar a guerra contra a Alemanha, apesar dos anseios de paz da população e da impossibilidade de a Rússia poder sustentar um conflito militar de tais proporções. Em outubro de 1917 , os bolcheviques finalmente tomaram o poder.

Os sovietes, controlados por eles, haviam se transformado no poder de fato da Rússia, anulando o papel da Duma e de Kerensky. Um assalto ao palácio do governo, conduzido por soldados bolcheviques, resultou na fuga de Kerensky, que conseguiu se refugiar nos Estados Unidos. A Duma foi dissolvida e o poder foi assumido por um Conselho de Comissários do Povo, chefiado por Lenin. O novo governo convocou imediatamente uma Assembléia Constituinte.

Mas seu poder estava longe de ser estável nas vastidões do agonizante Império Russo. Assim, as eleições deram maioria aos partidos não-bolcheviques

Explicação:

(RESUMO)


saralvesgtiktok: DE NADA USA O RESOOMER É UM SITE DE GRASSA DE RESUMOS ETC PODE USAR PARA DAR UMA MUDADA NAS RESPOSTAS E PARECER MAIS SUA
fakelov: ESSE APP É MARAVILHOSO DMS
saralvesgtiktok: ne
cartoon2005: Vdd Sara,ele é muito bom
fakelov: TU PODE COLOCAR UM TEXTO IMENSO E ELE REDIZ QUASE TUDO VEY
fakelov: REDUZ*
fakelov: é muito toop mds, vou usar pro resto da minha vida!!1
cartoon2005: Eu também fakelov!>:3
cartoon2005: Alguns de vocês podem me ajudar na última pergunta que eu postei?
cartoon2005: desenvolva uma pesquisa sobre a Revolução Russa responde abaixo de cada tópico com definições sobre os itens selecionado...
https://brainly.com.br/tarefa/29396291?utm_source=android&utm_medium=share&utm_campaign=question
Perguntas interessantes