Define-se pragmática como “o estudo do significado contextual”, em que importam como as coisas são ditas, a quem são ditas, onde, quando e sob que circunstâncias. Mais que isso, a pragmática também é “o estudo do como se diz além daquilo que é dito” (YULE, 1996 apud WILSON, 2017, p. 89), ou seja, o que está implícito.
Fonte: AMORIM, Adriana. Linguística. Unidade Nº 4 - Como abordar a linguagem em uso? EAD.BR. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate (adaptado).
Considerando o texto apresentado, verifique nas afirmações a seguir quais compreendem abordagens de entendimento atreladas à pragmática.
I. Quando sabemos o tipo de audiência de um discurso, verificaremos que os significados nele embutidos podem mudar.
II. Podemos observar a dinâmica da língua num espectro superestrutural e, portanto, social, como num âmbito micro e, portanto, particular.
III. Quando observamos sintagmas num enunciado estamos interessados diretamente nas classificações a que determinadas unidades se remetem.
É correto o que se afirma apenas em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Em relação à pragmática é possível destacar somente a alternativas I, sendo que a dinâmica da língua está relacionada a um âmbito social amplo. Além disso, ao observarmos um sintagma em um enunciado também estamos atentos ao significado das palavras.
Características da pragmática
Entre as características da pragmática exalta-se:
- é uma ciência que visa analisar a linguagem a partir de sua contextualização, bem como a partir de seu objetivo;
- há uma abrangência em relação à função das palavras na frase, o significado dessas palavras e a expressão das mesmas em seu contexto;
- a pragmática está atrelada a interpretação das frases;
- a ideia de sentido não está no texto em si, mas na construção desse sentido de modo contextualizado.
Saiba mais sobre a pragmática em: https://brainly.com.br/tarefa/23864924
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes