Defina:
- Volume corrente
- Volume de reserva inspiratório
- Volume de reserva expiratório
- Volume residual
- Capacidade inspiratória
- Capacidade residual funcional
- Capacidade Vital
- Capacidade Pulmonar total
Soluções para a tarefa
O volume corrente é o volume pulmonar que representa o volume normal do ar circulado entre uma inalação e exalação normal, sem um esforço suplementar. O valor do volume corrente de um adulto saudável é de aproximadamente 500 ml por inspiração ou 7 ml/kg de massa corporal
Volume inspiratório de reserva (VIR).
Volume máximo que pode ser inspirado voluntariamente ao final de uma inspiração espontânea, isto é, uma inspiração além do nível inspiratório corrente. Corresponde a cerca de 45 a 50% da CPT.
O volume de reserva expiratória é o volume de ar que, por meio de uma expiração forçada, ainda pode ser exalado ao final da expiração do volume corrente normal; normalmente, vale cerca de 1.100 ml. 4. O volume residual é o volume de ar que permanece nos pulmões mesmo ao fim da mais vigorosa das expirações.
É a quantidade de ar que permanece nos pulmões, ao final de expiração normal (cerca de 2.300 mililitros). ERRADA. A capacidade residual funcional será soma do volume de reserva expiratória (e não inspiratório) com o volume residual. VRE = 1.100 ml + VR = 1.200 ml = TOTAL = 2.300 ml .
Capacidade inspiratória (CI).
É o volume máximo inspirado voluntariamente a partir do final de uma expi- ração espontânea (do nível expiratório de repouso).
As capacidades incluem: Capacidade residual funcional (CRF) - o volume de ar presente no pulmão ao final da expiração em volume corrente; Capacidade pulmonar total (CPT) - volume total de ar nos pulmões ao final de uma inspiração máxima; Capacidade vital (CV) - volume de ar totalmente expirado após inspiração máxima
Outra capacidade muito importante é a capacidade vital forçada (CVF), que é o volume máximo de ar expirado com esforço máximo, após uma inspiração máxima (avaliada pela capacidade pulmonar total).
A capacidade pulmonar total (CPT) é a quantidade total de ar nos pulmões após uma inalação máxima. Ela consiste da capacidade vital (CV) e do volume residual (VR). A CV é o volume máximo que pode ser inspirado e o VR é a quantidade de ar que permanece nos pulmões após uma exalação máxima