Defina resumidamente o que é e como acontece a irradiação térmica. Como é percebida a diferença de radiação térmica em uma cidade como São Paulo e uma cidade litorânea?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A irradiação ou radiação é o processo mais importante de propagação de calor, pois é através dele que o calor do Sol chega até a Terra. Sem esse processo não haveria vida na Terra.
A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante.
Enquanto a condução e a convecção ocorrem somente em meios materiais, a irradiação ocorre também no vácuo.
De um modo geral podemos dizer que, em diferentes quantidades, todos os corpos emitem energia radiante devido a sua temperatura. Estas radiações, ao serem absorvidas por outro corpo, provocam, nele, uma elevação de temperatura
Resumo: O crescente aporte de calor sensível na atmosfera, derivado das atividades e estruturas urbanas, em consonância com atributos geoecológicos do sítio, é capaz de formar ilhas de calor e gerar desconforto térmico para a população, podendo impactar negativamente na qualidade de vida na cidade. Neste sentido, entendendo a importância socioeconômica do distrito de Carapina para o município de Serra, assim como para toda a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) e observando o acelerado processo de urbanização experimentado pela região, este trabalho busca analisar se as mudanças nos padrões de uso e ocupação da terra e a intensificação das dinâmicas urbanas foram capazes de alterar as condições as térmicas da área urbanizada do distrito de Carapina Serra/ES, ao ponto de caracterizar a formação de ilhas de calor atmosféricas e/ou a existência de um clima urbano. Para isso, foi utilizada a técnica de transects móveis, sendo realizada duas campanhas de coletas de dados matutinas, vespertinas e noturnas, uma em situação sazonal de verão e outra de inverno, ambos sob atuação do sistema anticliclonal semi-fixo da América do Sul (ASAS). Além das medidas móveis também foram instalados miniabrigos meteorológicos equipados com dataloggers de registro automático. As estações fixas mensuraram os valores de temperatura do ar a cada 1h00min ao longo das estações de inverno e verão.