Geografia, perguntado por naianesilva1202, 10 meses atrás

defina pobreza extrema​

Soluções para a tarefa

Respondido por Gabrielireis85
2

Resposta:

O QUE É POBREZA EXTREMA?

A falta de acesso a ensino de boa qualidade, saúde, energia elétrica, água potável e outros serviços fundamentais ainda é uma realidade para milhões de pessoas em todo o mundo, seja por fatores socioeconômicos, de gênero, etnia ou geografia. Por isso, a Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (World without Poverty, WWP) busca estimular um debate mais amplo, levando pensadores e gestores de políticas sociais a uma maior clareza sobre o problema e os meios de enfrentá-lo em todo o mundo.

Não há uma única definição de pobreza que seja universalmente aceita. Seu conceito depende dos valores de cada sociedade e é determinado conforme a lógica de cada país. A fim de traçar estratégias de combate, muitos governos e organismos internacionais adotam medidas de pobreza baseadas nos rendimentos ou no poder de consumo de um indivíduo.

De acordo com esse ponto de vista, pobre seria todo aquele cujo nível de renda ou consumo per capita de sua família ou domicílio ficasse abaixo do mínimo essencial para suprir necessidades humanas básicas. Esse mínimo é, usualmente, chamado “linha de pobreza”.

Como o necessário para satisfazer necessidades básicas varia ao longo do tempo e se adequa às particularidades de cada sociedade, as linhas de pobreza também variam, e cada país define linhas pertinentes ao seu nível de desenvolvimento, normas e valores socioculturais. Assim, alguns países adotam uma linha de pobreza oficial para balizar suas políticas de redução da pobreza.

Os últimos dados divulgados pelo Banco Mundial em outubro de 2016 levam em consideração a renda per capita diária e apontam a queda da pobreza em todo o mundo. Em 2013, ano para qual estão disponíveis os dados mais abrangentes sobre a pobreza global, estima-se que 767 milhões de pessoas, ou 10,7% da população, vivem abaixo da linha internacional de pobreza de US$ 1,90 por pessoa por dia. É o menor percentual da história da humanidade, segundo a instituição. Cerca de 1,1 bilhão de pessoas venceram a pobreza extrema desde 1990.

Perguntas interessantes