Defina patologia, patogênese e etiologia
Soluções para a tarefa
Resposta:
*O termo Patologia, cujo sentido é “estudo das doenças”, deriva do grego pathos, que significa doença, e logos, que significa estudo. Apesar do significado, a Patologia não estuda todos os aspectos das doenças, pois está mais voltada para a análise das alterações que elas provocam em células, tecidos e órgãos. Dessa forma, a Patologia é considerada a base científica da Medicina e tem por finalidade explicar os mecanismos que levam ao desenvolvimento de sinais e sintomas de uma enfermidade.
*patogénese
nome feminino
Desenvolvimento e origem das doenças e dos mecanismos que as provocaram.
De pato- e do grego gennân «produzir» e -ese
*etiologia
(grego aitía, -as, responsabilidade, culpa, causa + -logia)
nome feminino
1. Estudo sobre as origens das coisas.
2. [Medicina] Parte da Medicina que estuda as causas das doenças.
Resposta:A Patologia (derivado do grego pathos: sofrimento, doença; logus:ciência, estudo) é o estudo das doenças que visa compreender as alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças. É uma disciplina comum dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, dentre outros.
Pelo uso de técnicas microbiológicas, imunológicas e exames moleculares, a patologia tenta explicar as razões e a localização dos sinais e sintomas manifestos pelos pacientes, enquanto fornece uma base para os cuidados clínicos e a terapia.
Tradicionalmente, a patologia é dividida em:
Patologia geral: Está envolvida com as reações básicas das células e tecidos a estímulos anormais provocados pelas doenças.
Patologia especial: Examina as respostas específicas de órgãos especializados e tecidos a estímulos mais ou menos bem definidos.
A patologia engloba áreas diferentes como:
1) Etiologia: estuda as causa das doenças.
2) Patogenia: é o processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença.
3) Alterações morfológicas: alterações estruturais em células e tecidos características da doença ou diagnósticas dos processos etiológicos. Pode ser visualizado macro ou microscopicamente.
4) Fisiopatologia: Estuda os distúrbios funcionais e significado clínico. A natureza das alterações morfológicas e sua distribuição nos diferentes tecidos influenciam o funcionamento normal e determinam as características clínicas, o curso e também o prognóstico da doença.