defina os termos: útero,vagina,vulva,clitóris,ovário e óvulo
Soluções para a tarefa
Explicação:
O útero é um órgão ímpar situado na pelve entre bexiga e reto. Tem a forma de uma pera invertida. Aloja o embrião do desenvolvimento ao nascimento. Envolvido pelo ligamento largo do útero.
Nele se diferenciam em quatro partes, o fundo, corpo, istmo e cérvix ou colo. O corpo é a porção principal do útero e comunica de cada lado com as tubas uterinas. O fundo é a porção acima do corpo. O istmo é uma região curta, estreita e inferior ao corpo.
O colo ou cérvix é a continuação do istmo, que se projeta na vagina e com esta se comunica pelo óstio do útero.
É importante saber que o útero varia de forma, posição, tamanho e estrutura.
Esta variação vai depender da idade, da plenitude ou vacuidade da bexiga, do reto e da gestação.
O útero apresenta três camadas, endométrio, miométrio e o perimétrio. O endométrio é a camada mais interna, mucosa que, sofre modificações durante a menstruação e gravidez.
O miométrio é a camada média ou muscular, constituída de fibras musculares lisas na maior parte da parede. E por último o perimétrio, uma camada serosa e mais externa representada pelo peritônio.
Você sabia? Que mensalmente o endométrio se prepara para receber o óvulo fecundado.
Assim, ele aumenta o volume com formação de várias redes capilares, mas se não ocorrendo à fecundação o endométrio que se preparou sofre descamação.
Esta descamação é hemorrágica e com consequente eliminação sanguínea através da vagina e vulva, fenômeno denominado de menstruação.
A vagina é o órgão feminino da cópula. O termo vem do latim e significa baínha por analogia funcional, pois atua como uma bainha ao ser penetrada pelo pênis durante a cópula.
É um tubo fibromuscular cujas paredes normalmente se tocam ou colabam. Estende-se do útero (óstio do útero) ao vestíbulo da vagina (óstio da vagina) e encontra-se entre a bexiga e o reto.
A cavidade uterina e a vaginal constituem o canal do parto, por onde passa o feto no momento do nascimento (parto).
Assim, a vagina além se ser órgão da cópula, ela também dá passagem ao feto no momento do parto e mensalmente a menstruação.
Nas virgens, o óstio da vagina é fechado parcialmente pelo hímen, membrana de tecido conjuntivo.
O hímen é variável em forma e tamanho e após a sua dilatação ou ruptura restam pequenos estruturas em sua margem, denominadas carúnculas himenais.
Você sabia? Que o hímen por apresentar membrana de pequena espessura e de pouca vascularização, com o seu rompimento durante a cópula pode não ser doloroso e nem provocar profundas hemorragias.
O que acontece é uma sensação de desconforto nas primeiras relações sexuais, devido aos músculos e outras estruturas vizinhas do óstio vaginal, por não terem sofrido um necessário relaxamento.
A vulva ou os genitais femininos externos formam-se principalmente quando o bebê está ainda dentro do ventre da sua mãe. Depois disso o desvolopo da vulva ocorre durante a puberdade em que os carácteres sexuais secundários aparecem em resposta à elevação da hormona feminina – o estrogeno.
Funções da vulva
A vulva actua como a porta para o útero e fornece-lhe protecção abrindo e fechando os bordos da vulva – os lábios majores e minores.
Em sua parte visível, o clitóris é um botãozinho na parte de cima da vagina, onde os pequenos lábios formam um “V” (veja o infográfico abaixo). A função desse pequeno órgão é uma só: dar prazer. “Por causa de suas milhares de terminações nervosas, o clitóris é a parte da vagina mais sensível ao toque, ao contato e à fricção, podendo levar a mulher ao orgasmo
Os ovários fazem parte do sistema reprodutor feminino, juntamente com o útero, tubas uterinas (antes conhecidas como trompas de Falópio) vagina e vulva. Têm duas funções:
Produção dos hormônios sexuais femininos, progesterona e estrogênio;
Produção e armazenamento dos óvulos, que são liberados um a cada mês e recolhidos pelas tubas uterinas, enquanto durar a vida reprodutiva da mulher.
Para ocorrer fecundação é necessário que haja a união entre óvulo e espermatozoide