Geografia, perguntado por martinsgransul, 10 meses atrás

Defina o que é terrorismo e cite um exemplo na atualidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por evelynsilva823
10

Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica,por meio de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo o restante da população do território. É utilizado por uma grande gama de instituições como forma de alcançar seus objetivos, como organizações políticas, grupos separatistas e até por governos no poder.

Segundo especialistas da área, existem centenas de definições da palavra terrorismo. A inexistência de um conceito amplamente aceito pela comunidade internacional e pelos estudiosos do tema significa que o terrorismo não é um fenômeno entendido da mesma forma, por todos os indivíduos, independentemente do contexto histórico, geográfico, social e político. Segundo Walter Laqueur.

“ Nenhuma definição pode abarcar todas as variedades de terrorismo que existiram ao longo da história.

Visit of the Ku-Klux (desenho de 1872). Neste mesmo ano, a Ku Klux Klan foi classificada como uma entidade terrorista.

Gavrilo Princip (1894-1918) integrante da organização Mão Negra e responsável pelo assassinato de Sarajevo, vitimando o arquiduque Francisco Fernando e sua esposa duquesa Sofia e, que foi uma das causas da Primeira Guerra Mundial.

Atentado de Wall Street, em 1920.

atentado terrorista ao Hotel King David, perpetrado pelo Irgun em 1945.

O Massacre de Bolonha (1980), perpetrado pelo grupo neofascista Nuclei Armati Rivoluzionari, foi o pior atentado terrorista da história da Itália.

Atentado contra a embaixada dos Estados Unidos no Líbano em 1983.

Atentado de Oklahoma City, em 1995.

Ataques de 11 de setembro de 2001.

Atentados de 22 de julho de 2011 na Noruega.

Conforme definição do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, terrorismo é um tipo muito específico de violência, bastante sutil, apesar de o termo ser usado para definir outros tipos de violência considerados inaceitáveis.

Após a Segunda Guerra Mundial, sobretudo no fim da década de 1960 e durante a década de 1970, o terrorismo era visto como parte de um contexto revolucionário. O uso do termo foi expandido para incluir grupos nacionalistas e étnico-separatistas fora do contexto colonial ou neocolonial, assim como organizações radicais e inteiramente motivadas por ideologia [11] (ver: Terrorismo comunista). A comunidade internacional – inclusive na esfera das Nações Unidas – considerava politicamente legítimas as lutas pela autodeterminação dos povos, legitimando-se portanto o uso da violência política por esses movimentos.

Ações terroristas típicas incluem assassinatos, sequestros, explosões de bombas, matanças indiscriminadas, raptos, aparelhamento e linchamentos. É uma estratégia política e não militar, e é levada a cabo por grupos que não são fortes o suficiente para efetuar ataques abertos, sendo utilizada em época de paz, conflito e guerra. A intenção mais comum do terrorismo é causar um estado de medo na população ou em setores específicos da população, com o objetivo de provocar num inimigo (ou seu governo) uma mudança de comportamento.[carece de fontes]

Podemos, assim, dar as seguintes definições sucintas de terrorismo:[carece de fontes]

Terrorismo físico - Uso de violência, assassinato e tortura para impor seus interesses;

Terrorismo psicológico - Indução do medo por meio da divulgação de noticias em benefício próprio (ver: guerra psicológica);

Terrorismo de Estado - Recurso usado por governos ou grupos para manipular uma população conforme seus interesses;

Terrorismo econômico - Subjugar economicamente uma população por conveniência própria (ver: embargo econômico);

Terrorismo religioso - Quando o incentivo do terrorismo vem de alguma religião (ver: Terrorismo cristão e Terrorismo Islâmico).

Atos terroristas clássicos incluem os ataques de 11 de setembro de 2001 quando foram destruídas as torres gêmeas em Nova Iorque, assim como ataques a bomba na Irlanda do Norte, Oklahoma, Líbano e Palestina.

Respondido por samuelferreiraakt
4

Resposta:

Terrorismo são atos violentos cometidos por pessoas ou grupos a fim de causar medo e danos materiais a um Estado ou uma população.

O termo surgiu durante a Revolução Francesa, a fim de designar as facções mais radicais do processo revolucionário, entre 1793-1794.

Esta definição voltaria após a Segunda Guerra Mundial, para nomear grupos separatistas ou de esquerda que usavam da violência para reivindicar seus direitos de emancipação.

Terrorismo no Mundo

Terrorismo

A definição de ato terrorista depende de cada país, pois não há consenso no Direito Internacional sobre o que é terrorismo.

A Enciclopédia Britânica o estabelece como:

Uso sistemático de violência para criar um clima de medo generalizado numa população e dessa forma atingir um determinado objetivo político. O terrorismo tem sido praticado por organizações políticas tanto de direita quanto de esquerda, por nacionalistas e grupos religiosos, e por instituições do Estado como Forças Armadas e policiais.

Apesar da falta de consenso, alguns elementos parecem ser comuns nos atos terroristas do século XX e XXI.

O primeiro é que ele é realizado por pessoas com baixa tolerância a indivíduos que não estão de acordo com determinada ideologia.

De igual maneira, o terrorismo procura causar atos violentos espetaculares e que chamem muita atenção. Por isso, o alvo escolhido deve causar grande quantidade de vítimas ou ser num lugar que renderá horas de programas e reportagens televisivas.

Os Estados Unidos seguem a Doutrina Bush para definir quais atos recebem a classificação de terroristas.

Veja também: O que é Ideologia?

Atentados Terroristas

O atentado de 11 de setembro de 2001, na cidade de Nova Iorque, contra as Torres Gêmeas e o Pentágono, foi considerado um marco para definição de terrorismo como o entendemos atualmente.

Atentado 11 de setembro

O grupo terrorista Al-Qaeda atacou os Estados Unidos com aviões civis no dia 11 de setembro de 2001

Da mesma forma, podemos citar os ataques:

11 de março de 2004 (Madrid): explosões quase simultâneas ocorreram em algumas estações de trens da capital espanhola. Cerca de 190 pessoas morreram e 2000 ficaram feridas.

01 de setembro de 2004 (Rússia): esse ataque aconteceu na cidade Beslan e ficou conhecido como "Massacre de Beslan". Cerca de 1200 reféns foram mantidos dentro de uma escola durante três dias. Cerca de 330 pessoas morreram, entre adultos e crianças.

07 de julho de 2005 (Londres): explosões aconteceram em diversos pontos da cidade, nas estações de metrô. Cerca de 50 pessoas morreram e 700 ficaram feridas.

29 de março de 2010 (Moscou): 39 mortos e quase 40 feridos foi o saldo das explosões ocorridas em Moscou, na Rússia, por terroristas chechenos.

13 de novembro de 2015 (Paris): em vários pontos da capital francesa, como a casa de shows Bataclan ou perto do Estádio da França, aconteceram explosões e tiroteios a civis. 137 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas.

17 de agosto de 2017 (Barcelona): uma furgoneta atropelou vários pedestres na cidade de Barcelona. Igualmente, nas cidades de Alcanar e Cambrils se produziram explosões. Este atentado deixou 16 mortos e mais de uma centena de feridos.

21 de abril de 2019 (Sri Lanka): no domingo de Páscoa foram contabilizadas várias explosões provocadas por ataques suicidas a cristãos em particular e turistas no geral. Foi um dos ataques mais sangrentos da história com 258 mortos e cerca de 500 feridos.

Veja também: Ataques de 11 de Setembro: resumo e consequências

Grupos terroristas atuais

Os principais grupos terroristas no mundo são:

1. Al-Qaeda

O Al-Qaeda surgiu no Oriente Médio e trata-se de um grupo de fundamentalistas islâmicos que comandam parte dos atentados terroristas pelo mundo. Osama Bin Laden foi um dos líderes.

Veja também: Al-Qaeda

2. Estado Islâmico

O Estado Islâmico surge com a intenção de formar uma nação islâmica independente e atua principalmente na Guerra da Síria, além de ser responsável por vários atentados terroristas no mundo.

Veja também: Estado Islâmico

3. Boko Haram

Boko Haram que significa “a educação não islâmica é pecado” é um grupo terrorista que atua, principalmente, na Nigéria. Seu objetivo e criar uma república islâmica neste país utilizando meios como sequestros e ataques mortíferos aos inimigos.

Perguntas interessantes