defina o quê e o empirismo e quais sao os principais filósofos desta corrente
Soluções para a tarefa
Resposta:
O empirismo é uma teoria de pensamento filosófico que tem como princípio a noção de que o conhecimento vem, principalmente, das experiências sensoriais. Assim, toma como base a habilidade para analisar a natureza, de modo a rejeitar toda e qualquer doutrina e dogma sem fundamento científico.
O empirismo é caracterizado pelo conhecimento da ciência, sendo que a sabedoria é adquirida pelas percepções sensoriais, sem depender de objetivos e significados primários. Consiste em uma teoria epistemológica que diz que todo e qualquer conhecimento deve ser fruto de uma experiência, sendo que essa é a responsável por estabelecer valores, origens e limites desse saber.
No viés científico, a filosofia empírica valoriza as provas e evidências, principalmente porque elas são obtidas por meio da realização de experimentos. Parte fundamental do método científico, as práticas são a base para contrapor simples observações da natureza, descartando intuições ou revelações de qualquer tipo.
Dessa maneira, o empirismo é responsável por dar valor ao conhecimento científico e às experimentações, de modo que sua aplicação permitiu que o homem passasse a buscar respostas por meio de resultados práticos. Foi a partir do empirismo que surgiu a metodologia científica.
O empirismo foi abordado, enquanto corrente filosófica, por diversos nomes ao longo da História. Os principais nomes dessa linha de pensamento são:
Aristóteles;
Alhazen;
Avicena;
David Hume;
Francis Bacon;
Guilherme de Ockham;
George Berkeley;
Explicação: