defina o que é
Linguagem de programação e cite
cinco tipos de linguagens mais
utilizadas para o mercado de
trabalho.
Soluções para a tarefa
Bom, vamos lá
É uma linguagem formal que, através de uma série de instruções, permite que um programador escreva um conjunto de ordens, ações consecutivas, dados e algoritmos para criar programas que controlam o comportamento físico e lógico de uma máquina.
Programador e máquina se comunicam por meio dessa linguagem, permitindo especificar, com precisão, aspectos como:
• quais dados um software deve operar;
como esses dados devem ser armazenados ou transmitidos;
• quais ações o software deve executar, de acordo com cada circunstância variável.
Para explicar melhor (e com menos palavras), a linguagem de programação é um sistema de comunicação estruturado, composto por conjuntos de símbolos, palavras-chave, regras semânticas e sintáticas que permitem o entendimento entre um programador e uma máquina.
É importante enfatizar que é um erro comum usar a linguagem de programação e a linguagem de computação como sinônimos. Mas por que não devemos confundi-las?
Bem, é porque a linguagem de programação obedece a um conjunto de regras que permitem expressar as instruções que serão interpretadas pelo programador. Já a linguagem de computação inclui outras linguagens que formatam um texto, mas não podemos considerá-la uma programação em si mesma.
Portanto, nem todas as linguagens computacionais são de programação, mas todas as linguagens de programação são computacionais.
Os tipos de linguagem de programação
A linguagem de programação é a base para a construção de todos os aplicativos digitais usados no dia a dia e são classificados em dois tipos principais: linguagem de baixo e alto nível
De baixo nível: São linguagens totalmente orientadas à máquina. Esse idioma serve como uma interface e cria um link inseparável entre hardware e software.
Além disso, exerce controle direto sobre o equipamento e sua estrutura física. Para aplicá-la adequadamente, é necessário que o programador conheça muito bem o hardware.
De alto nível: Elas visam facilitar o trabalho do programador, pois usam instruções que são mais fáceis de serem entendidas.
Além disso, a linguagem de alto nível permite que você escreva códigos usando os idiomas que conhece (português, espanhol, inglês etc.) traduzindo-os em seguida para o idioma da máquina por tradutores ou compiladores.
Agora, vamos para as Linguagens mais usadas no mercado de trabalho:
Java:
Muito famosa entre a comunidade de programadores, Java é considerada uma linguagem extremamente versátil, permitindo que seja usada em uma infinidade de projetos e aplicações diferentes.
C:
C é um clássico. Usada no desenvolvimento de sistemas operacionais, a linguagem é poderosa quando o objetivo é se comunicar com o hardware da máquina, por esse motivo é usada na programação de equipamentos industriais, supercomputadores e sistemas embarcados.
Python:
Com a crescente importância da carreira de dados, Python ganhou uma incrível notoriedade nos últimos anos, sendo considerada uma linguagem de alto potencial e muito versátil, indispensável para o desenvolvimento de sistemas de dados.
Espero ter ajudado.
Bons estudos.
:)
1° Pergunta
Uma linguagem de programação é um idioma para escrita de algoritmos, com sintaxe e palavras (comandos), quando um código vai ser executado, ele passa por um programa que pode ser tanto um interpretador quanto compilador, esse programa é "bilíngue", na verdade, um tradutor, que traduz o programa para linguagem de máquina, para o hardware poder entender.
2° Pergunta
A 2° não faz sentido pois não existem mais de 5 tipos de linguagens de programação (só existem 4 tipos), mas mesmo assim irei responder o que acho que quis dizer:
C++, C, C#, Java, Javascript, Python