Biologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Defina o que é aterro sanitário e lixão

Soluções para a tarefa

Respondido por clarissaneta7
1

Segundo a NBR 8849/1985 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o aterro controlado é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo que evita danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais. Esse método utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos, cobrindo-os com uma camada de material inerte na conclusão de cada jornada de descarte. Com essa técnica de disposição produz-se, em geral, poluição localizada, não havendo impermeabilização de base (comprometendo a qualidade do solo e das águas subterrâneas), nem sistema de tratamento de percolado (chorume mais água de infiltração) ou de extração e queima controlada dos gases gerados.

O aterro controlado é preferível ao lixão, mas apresenta qualidade bastante inferior ao aterro sanitário e normalmente, é uma alternativa usada por pequenos municípios que não têm condições de construir um aterro sanitário, a opção mais apropriada para o descarte do lixo.

Suas principais características que o difere do lixão são:,

A área isolada e sinalizada;

Controle de resíduos para impedir a entrada de descartes perigosos da classe 1 — que possuem inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e/ou patogenicidade;

O lixo é compactado e o solo coberto a cada jornada;

Após a compactação, o local recebe argila e terra para o plantio de espécies de raízes curtas;

O aterro controlado tem drenagem pluvial para impedir o contato da chuva com o lixo.

O Lixão é uma opção inadequada de disposição final de resíduos a céu aberto, sem qualquer planejamento ou medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. No local não há nenhum controle ou monitoramento dos resíduos depositados, onde nesse caso, resíduos domiciliares e comerciais de baixa periculosidade podem ser depositados juntamente com os industriais e hospitalares, de alto poder poluidor, atraindo vetores, além de riscos de incêndios causados pelos gases gerados pela decomposição do lixo.

Perguntas interessantes