Defina o Positivismo de Comte.
Soluções para a tarefa
Acho que você entenderá melhor se eu começar logo pegando um exemplo prático. Os militares brasileiros adotaram o Positivismo de Comte. E o que podemos ver é o conflito que surgiu entre uma ala do governo atual (do Bolsonaro) e outra. Justamente agora vemos de um lado os militares e de outro os conservadores. Isso porque os eleitores do Bolsonaro desejam um governo que tire de cena a ideologia de esquerda, enquanto os militares querem se concentrar em administrar o país, cuidando apenas da Economia, deixando que as ideologias façam como bem entenderem.
Ou seja, pelo exemplo você pode ver o efeito na prática do pensamento de Comte. Isso porque o Comte defendia que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Então, os militares brasileiros estão ali preocupados unicamente com o conhecimento científico. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados a crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.
Resposta:
O positivismo foi uma corrente sociológica que surgiu no século XIX e que defendia em grande medida a aplicação de métodos científicos baseados na experimentação como única forma de propiciar um conhecimento verdadeiro sobre a sociedade. Augusto Conte foi considerado o pai do positivismo.
O Positivismo foi criado em meio à revolução industrial e iluminismo, logo, a sua principal fonte de defesa de argumentação era que o conhecimento produzido pela ciência, era o melhor tipo de conhecimento para identificar problemas sociais, para compreender melhor a economia a politica e a sociedade em si, visto que esse era o intuito desse período, ou seja, compreender melhor a sociedade. Tendo como proposito alcançar a ordem e o progresso através da ciência