Defina o neoliberalismo, e cite dois países onde o mesmo foi implantado.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Neoliberalismo é um tipo de política econômica do capitalismo que propõe a participação mínima do Estado na economia. Assim, esse último seria apenas um regulador, deixando as atividades econômicas para a livre iniciativa. Criado pela escola de Chicago, surgiu depois da crise do keynesianismo e foi implementado pela primeira vez no Chile a partir da década de 70. Foi implantado, também, nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, etc.
Resposta:
O Neoliberalismo é uma doutrina não só econômica, mas também social, que retoma ideais do liberalismo clássico, ou seja, prega a intervenção mínima do Estado na economia, fazendo a retirada deste do mercado, para que, em tese, ele(mercado) se autorregularia, regulando também a ordem econômica.
Outro importante ponto dessa doutrina são as privatizações, sendo que ela afirma o Estado como mau gestor, responsável por atrapalhar o bom andamento de leis do mercado, que seria gerido pela "mão invisível do mercado", fazendo bem funcionar as leis de oferta e procura, e livre concorrência.
As aplicações neoliberais pelo mundo resultaram em uma crescente desigualdade social, além de ter causado uma diminuição, também crescente, dos direitos trabalhistas e no padrão médio de vida da classe trabalhadora. Um bom exemplo deste são os chamados "Tigres Asiáticos"(Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan), que são países com alto nível de industrialização. Esse alto nível é decorrente de impresas estrangeiras, que buscam assegurar seus lucros, tendo em vista que essas empresas são atraídas pela baratíssima mão de obra, fruto da ausência de leis trabalhistas, uma vez que os trabalhadores possuem benefícios muito limitados, além de praticamente não possuírem férias. Vale destacar dois países onde o neoliberalismo está desmoronando por conta de sua falha social, a Coréia do Sul e o Chile.