defina o gênero textual auto
Soluções para a tarefa
Surgido em Portugal na era medieval, a palavra auto vem do termo actum, significando qualquer obra representada, ou seja, referia-se a todas as peças teatrais. É uma das formas mais populares do antigo teatro português.
Sua definição tornou-se problemática por comportar na época medieval qualquer peça de teatro. Um auto poderia ser qualquer outra modalidade do gênero dramático. Suas características formais, temáticas e ideológicas são de difícil caracterização individualizada.
Inicialmente, os autos eram encenados em templos religiosos, depois nas portas de entrada das igrejas e pátios. Posteriormente, as apresentações passaram a acontecer em feiras, mercados e praças públicas, quando se torna um gênero dramático de feição popular. Foi nessa época também que, ao sair das igrejas, os autos passaram também a tratar de assuntos profanos. Não que havia autos religiosos e autos profanos, separadamente. O que ocorria era a coexistência dos dois elementos dentro da mesma peça.
De qualquer forma, com o passar do tempo, o auto passou a ser definido como uma peça de curta duração de conteúdo religioso ou profano, burlesco e alegórico, escrito geralmente em verso. Sua característica principal é o conteúdo simbólico, cujos personagens são entidades abstratas, geralmente de caráter religioso ou moral (o pecado, a luxúria, a bondade, a virtude, entre outros).
As personagens preferidas são planas, apresentando-se, às vezes, como tipos ou caricaturas, o que resulta no humor da obra. Existem também personagens alegóricas. Nem sempre encontramos unidade temática e formal; muitos autos fogem à regra. A linguagem é coloquial, e o cenário, simples. As marcações teatrais são mínimas.
O maior representante luso dessa modalidade dramática é Gil Vicente, com autos que romperam os tempos e são dramatizados até hoje, como é o caso do Auto da Barca do Inferno. No Brasil, Ariano Suassuna é um dos grandes exemplos de escritores de autos, com peças importantíssimas e muito conhecidas, como em O Auto da Compadecida.
espero ter ajudado :]
O auto é um gênero dramático (feito para peças teatrais) marcado pela linguagem informal e pelos temas sociais. Surgiu em Portugal, no período medieval, e era definido pelos temas religiosos, profanos ou alegóricos.
Autores e Obras
Durante a colonização, os autos foram usados pelo padre José de Anchieta para levar os indígenas ao caminho do catolicismo. Alguns dos autos dele são:
- Auto da Pregação Universal
- Auto de São Lourenço
- Na Aldeia de Guaraparim
Já nos anos mais recentes, vemos o gênero como expressão artística e literária mais abrangente e menos colonizadora, mesmo que ainda apresente muitas das características com as quais o gênero surgiu, como a religiosidade. Vejamos algumas obras famosas:
- Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente
- Auto da Compadecida - Ariano Suassuna
- De uma noite de Festa - Joaquim Cardoso
- Auto de Natal Pernambucano - João Cabral de Melo Neto
- Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto
Para aprender mais sobre Literatura - Drama, Épica e Lírica: https://brainly.com.br/tarefa/11249665
#SPJ2