Filosofia, perguntado por bblacabral, 10 meses atrás

DEFINA o anarquismo da ciência para Feyerabend e ARGUMENTE sobre a questão metodológica para o autor. *

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
2

Feyerabend, consciente dos problemas quanto à relação entre ciência e outras formas de saber, propôs a teoria anarquista do conhecimento.

Segundo essa teoria, não há que se falar em conhecimentos superiores ou inferiores. Existem sim diferentes formas de conhecimento, não subordináveis entre si e fomentadoras de distintas explicações sobre o mundo. Feyerabend confronta uma ortodoxia científica, ao não admitir a superioridade da ciência em relação ao conhecimento mítico, tradicional ou qualquer outro.  

Feyerabend, ressalta o problema concernente às falhas das metodologias científicas que foram propostas ao longo dos séculos. Para ele, nenhuma metodologia da ciência obteve pleno êxito até o presente momento. Nesse sentido, recursos metodológicos da ciência falharam em fornecer regras adequadas de orientação às atividades de pesquisa e de produção do saber.

Além disso, a convicção de que a ciência pode ser regida por regras universalmente válidas mostrou-se bastante perniciosa e irrealista. Tal convicção é irrealista na medida em que evidencia uma abordagem demasiadamente simplista sobre os talentos humanos.

É perniciosa, diz Feyerabend, porque o esforço para a implementação de determinadas regras acaba por dar primazia às qualificações profissionais em detrimento da atitude humanitária do cientista, pois também, desconsidera as transformações de cunho histórico que incidem sobre esse âmbito científico.  

Feyerabend afirma que vale tudo para a efetivação de uma estimulante atividade científica. A ciência não é um tipo de conhecimento superior a nenhum outro, nem o conhecimento científico é melhor que os demais âmbitos de estudo e de explicação sobre os fenômenos do mundo.

Bons estudos!

Perguntas interessantes