Saúde, perguntado por juliaalves6842, 4 meses atrás

defina mudança de decúbito e cite seu principal objetivo​

Soluções para a tarefa

Respondido por bbts00424
0

Resposta:

A mudança de decúbito é definida como a mobilização do idoso no leito realizada com uma frequência, estabelecendo uma padronização e rotatividade das posições e, consequentemente, evitando a sobrecarga de pressão em uma determinada área da pele por um período prolongado.

Ao se realizar a mudança de decúbito, há uma descompressão dos vasos e retorno da circulação sanguínea, mantendo o tecido saudável e impedindo a abertura de lesões. Essa prática é considerada de baixa complexidade, podendo ser realizada pelo cuidador e/ou técnico de enfermagem, a partir da instrução do enfermeiro.

A equipe fica responsável pela padronização das posições baseadas nos protocolos clínicos e realiza a mudança a cada 2 horas, além do uso de travesseiros ou almofadas entre os joelhos, tornozelos e calcanhares ou outras proeminências ósseas.

Através da mudança de posição, a equipe de enfermagem mantém uma avaliação constante dos hóspedes, identificando os sinais e sintomas que podem sugerir a úlcera por pressão, e assim atuar de forma preventiva para o não surgimento da mesma.

A abordagem das úlceras por pressão é um dos compromissos principais no planejamento e nas ações de cuidado em ILPI, já que podem gerar risco de adoecimento grave nos idosos, assim como reduzir a sua funcionalidade e conforto.

Portanto, a equipe de enfermagem possui um papel imprescindível na prevenção e tratamento das úlceras por pressão, por meio da mudança de decúbito. Somente assim, é possível garantir a qualidade no atendimento dos hóspedes e estimular o envelhecimento de modo mais digno e saudável na fase mais avançada da vida.

Explicação:

espero ter ajudado ^^

Perguntas interessantes