Defina migrações pendular
Soluções para a tarefa
Migração pendular (ou migração diária) é pelo qual milhões de pessoas saem de sua cidade no período da manhã para cumprir jornada de trabalho em outra cidade, retornando só à noite para casa.
Esses fluxos não configuram exatamente uma migração, pois não é uma mudança definitiva nem por longo período.
Entre os casos mais comuns de migração pendular está o dos boias-frias, que saem da cidade e se deslocam para o meio rural para exercer sua atividade.
No Brasil, o êxodo rural - deslocamento de populações do campo para as áreas urbanas - foi mais acentuado entre as décadas de 1950 e 1980, período em que as maiores metrópoles do país, em especial São Paulo e Rio de Janeiro, eram os grandes polos de atração popular do país.
Nessa época, houve grande expansão horizontal das regiões metropolitanas em direção à periferia, acompanhada pela deteriorização das condições de moradia da população e do meio ambiente nas áreas ocupadas. Multiplicaram-se as favelas e os cortiços. Começaram a surgir e a crescer os loteamentos clandestinos em áreas de manancial, desprovidas de abastecimento de água e coleta de esgoto e lixo.
À medida que as metrópoles se expandiram horizontalmente, o deslocamento de pessoas entre a casa e o trabalho ( ou escola ) aumentou. Muitas vezes, elas trabalham ou estudam em outra cidade, percorrendo longas distâncias todos os dias. Esse vaivém diário de pessoas entre dois lugares diferentes é chamado de migração pendular (em comparação ao movimento de vaivém dos pêndulos).