Defina: micélio, colônia, hifas, blastoconídios, pseudo-hifas, artroconídios, endothrix, ectothrix, cápsula, conídios, conidióforo.
Soluções para a tarefa
Micélio- corpo vegetativo da maioria das espécies de fungos, composto de hifas agrupadas ou emaranhadas.
Colônia- é o nome dado a uma relação ecológica harmônica intraespecífica , em que um grupo de organismos da mesma espécie formam uma entidade diferente dos organismos individuais e todos levam vantagem. ... Há também colônias fixas como as de recifes de corais.
Hifas- As hifas são os filamentos de células que formam o micélio dos fungos e o micobionte dos líquenes. São longas células cilíndricas com vários núcleos ou septadas, mas onde cada célula pode ter vários núcleos; podem ser simples ou ramificadas.
Os blastoconídios, também denominados gêmulas, são comuns nas leveduras e se derivam por brotamento da célula-mãe. As vezes, os blastoconídios permanecem ligados à célula-mãe, formando cadeias, as pseudo-hifas, cujo conjunto é o pseudomicélio.
Pseudo-hifas são adaptações de alguns fungos unicelulares (leveduras), os quais se multiplicam mas permanecem unidos, semelhante a hifas, com função de adaptação ao meio.
Os artroconídios são formados por fragmentação das hifas em segmentos retangulares. São encontratos nos fungos do gênero Geotrichum, em Coccidioides immitis e em dermatófitos. Os clamidoconídios têm função de resistência, semelhante a dos esporos bacterianos.
Há alguns dermatófitos que conseguem adentrar o pelo e produzir artroconídios dentro deles (Endotrix). Para diagnóstico é interessante retirar o pelo do folículo da área lesionada. Já o raspado deve ser feito na borda da lesão.
Haverá uma resposta inflamatória que não consegue bloquear a infecção. A hifa penetra no folículo piloso, se fragmenta formando artroconídios do lado de fora do pelo (Ectotrix).
Uma cápsula é uma das diferentes formas farmacêuticas destinadas à veiculação de fármacos. Tem consistência sólida, e é constituída por um invólucro duro ou mole, de forma e capacidade variáveis, que contém uma quantidade de substância activa que normalmente se usa de uma só vez, por via oral.
Eles representam a forma mais comum de reprodução assexuada dos fungos, e são muito importantes para a dispersão destes organismos na natureza. As células que dão origem aos conídios são denominadas células conidiogênicas, as quais normalmente se localizam na extremidade de hifas especializadas chamadas conidióforos.
Conidióforo- diz-se de ou hifa fértil, ereta ou decumbente, simples ou ramificada, em cuja extremidade se formam esporos.