Defina genona e careotipo
Soluções para a tarefa
ntende-se como genoma o conjunto de todos os cromossomos presentes nas células reprodutivas de um indivíduo. Isto é, toda a informação genética contida em uma sequência completa de nucleotídeos que compõem o DNA de um organismo.
Quando se fala a respeito do genoma, não é apenas das regiões conhecidas por genes, mas sim de todo o conteúdo do DNA composto de éxons (regiões codificantes de proteínas) e íntrons (regiões que por muito tempo foram chamadas de “regiões lixo”, por desconhecerem a sua real função de regulação gênica). Juntos, os éxons e os íntrons armazenam e controlam o material genético.
Portanto, ao se tratar de genoma, considera-se o conjunto completo de DNA contido em uma célula haplóide de um indivíduo, como o espermatozóide e o óvulo para a espécie humana.
Na ciência, mais especificamente na Biotecnologia, o termo “genoma seqüenciado” se refere ao processo de determinar todos os pares de bases presentes no DNA de alguma célula somática de um organismo, estando esse DNA disposto na forma de cromossomos ou não.
O campo da Biologia Molecular que estuda os genomas e suas propriedades é chamado de Genômica.
Genoma e cariótipo
É importante diferenciar o termo genoma do cariótipo. Genoma, como dito anteriormente, é a sequência completa de nucleotídeos de um conjunto de cromossomos.
Como na espécie humana há dois tipos de cromossomos (um de herança paterna e outro de herança materna), o genoma é a sequência completa de um desses dois tipos de cromossomos.
Enquanto o genoma é esse conjunto de cada tipo de cromossomo, o cariótipo é a sequência completa de cromossomos encontrados em uma célula somática do indivíduo.
Exemplo
Ao determinar o genoma de um ser humano, encontraremos 23 cromossomos. Nesses 23 cromossomos encontraremos toda a informação genética do indivíduo, todos os genes e demais regiões do DNA.
Porém, na espécie humana, as células somáticas são diplóides, ou seja, os cromossomos são encontrados aos pares (cromossomos homólogos).
Os mesmos tipos de genes encontrados em um cromossomo de origem paterna serão encontrados no cromossomo de origem materna (alelos). Esses genes iguais irão estabelecer relação de dominância, codominância e outros conceitos que são melhores detalhados no campo da genética.
Dessa forma, o genoma humano, que contém toda a informação genética do indivíduo, terá 23 cromossomos, mas o cariótipo humano, composto pelo DNA nuclear encontrado em uma célula somática, apresentará 46 cromossomos.
Em outras espécies
Em eucariotos, além do DNA encontrado no núcleo celular, também encontra-se DNA em organelas citoplasmáticas, como as mitocôndrias e cloroplasto. Desse modo, é comum o uso dos termos “genoma mitocondrial” e “genoma do cloroplasto”, quando se referem ao conjunto de DNAs presentes nessas organelas.
É importante a determinação do genoma de uma espécie quando se deseja estudar o processo de síntese protéica de um indivíduo, principalmente quando o objetivo é encontrar a causa ou origem de alguma doença hereditária.
Conhecendo o genoma da espécie, os processos para diagnosticar e identificar predisposição a determinadas patologias são mais fáceis de ocorrer.
Além disso, é conhecendo o genoma e o cariótipo humano que se permite diferenciar as espécies: A drosophila (mosca da fruta), por exemplo, possui 4 pares de cromossomos; o cachorro 39; enquanto o ser humano e o milho possuem 23 pares de cromossomos.
Resposta:
Genoma é a sequência completa de DNA (ácido desoxirribonucleico) de um organismo, ou seja, o conjunto de todos os genes de um ser vivo. Estudar o genoma é como estudar aanatomia molecular de uma espécie.
Cariótipo é o nome dado ao conjunto de cromossomos de uma dada espécie e apresenta forma, tamanho e número característicos. A morfologia desses cromossomos é constante para a espécie, entretanto o número pode variar em casos de alterações cromossômicas.