História, perguntado por guilhermeskelspandrb, 8 meses atrás

defina em palavras Gerais O que foi a política dos 50 anos em 5 adotada pelo Presidente Juscelino Kubitschek na década de 1950

Soluções para a tarefa

Respondido por waterlooserchannel
0

Resposta:

Esse ideal desenvolvimentista foi consolidado num conjunto de 30 objetivos a serem alcançados em diversos setores da economia, que se tornou conhecido como Programa ou Plano de Metas. Na última hora o plano incluiu mais uma meta, a 31a, chamada de meta-síntese: a construção de Brasília e a transferência da capital federal, o grande desafio de JK. Não se pode dizer que essa fosse a primeira experiência de Juscelino de governar com base num plano de desenvolvimento. Guardadas as devidas proporções, como governador de Minas Gerais de 1951 a 1955, JK já tinha eleito o binômio energia e transportes como metas de desenvolvimento para a sua gestão.

Respondido por megapedrohenrique200
1

Resposta: 50 anos em 5

Juscelino Kubitschek assumiu a presidência do Brasil no ano de 1956 e, para que a sua ambiciosa estratégia de crescimento funcionasse, tinha como objetivo desenvolver economicamente o país, priorizando o processo de industrialização. Dessa forma, traçou o seu Plano de Metas.Os investimentos seriam direcionados a diversos setores. A maioria dos recursos foi destinada à energia (fornecimento) e transportes – construção e ampliação de estradas e impulso da indústria automobilística. Mas ainda houveram repasses para a área de alimentação e para as indústrias de base. Entretanto, para que tudo isso acontecesse, o então presidente determinou que o Estado deveria intervir na economia e, dessa forma, abriu as portas para o capital estrangeiro (nacional-desenvolvimentismo).Além da fundação de Brasília (21 de abril de 1960), outros pontos importantes do governo JK foram: a Indústria Automobilística (GEIA), a Indústria de Construção Naval (GEICON) e a Sudene (Superintendência de desenvolvimento do Nordeste).

Perguntas interessantes